CEP do IFPR completou cinco anos de atividades em 2022 – Instituto Federal do Paraná

Comitê de Ética em Pesquisa

CEP do IFPR completou cinco anos de atividades em 2022

"ambiente de sala de aula. Há pessoas sentadas assistindo a uma apresentação"
Atividade realizada no Campus Umuarama

Em 2022, o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) do IFPR, que possui função educativa, consultiva e deliberativa, completou cinco anos de funcionamento.

A função deliberativa é exercida quando da apreciação dos protocolos de pesquisa, durante as reuniões do Comitê. As funções educativa e consultiva são exercidas quando do atendimento de membros das direções do IFPR ou pesquisadores para elucidação de dúvidas ou orientações e, também, quando da realização de atividades nos campi

Ao longo do ano, foram realizadas três atividades de natureza educativa e consultiva, abordando temas como: o sistema CEP/Conep e o CEP do IFPR; referenciais éticos para pesquisas envolvendo seres humanos; como submeter protocolos de pesquisa para apreciação do CEP/IFPR; e sugestões e orientações para evitar as principais pendências nos protocolos de pesquisa.

Atividades educativas nos campi

No dia 23 de junho, foi realizada no Campus Paranaguá atividade que contou com a presença da comunidade do campus. A atividade foi promovida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

No dia 22 de setembro, ocorreram duas atividades no Campus Umuarama. Uma de maneira remota com servidores dos campi de Assis Chateaubriand e Paranavaí, e outra de maneira presencial, contando com a presença de servidores e estudantes do campus

No dia 08 de dezembro, a atividade ocorreu de maneira presencial no Campus Foz do Iguaçu, contando com a presença de servidores do campus e do Campus Cascavel.

Atividade realizada em Foz do Iguaçu

“As atividades realizadas passam por muitas pessoas, como os membros do Comitê, os servidores que, de alguma forma, contribuíram com a implantação e o funcionamento do CEP, os pesquisadores que enviaram seus protocolos de pesquisa para serem apreciados, confiando na contribuição que o Comitê pode dar para que as pesquisas ocorram de acordo com os referenciais éticos consolidados nas normativas, ou que participaram das diversas atividades promovidas ao longo deste tempo”, comenta o coordenador do CEP, Claudionei Pauli. “O IFPR como um todo ajuda muito em todo o processo de trabalho”, finaliza o coordenador.

História

Em janeiro de 2017, a Resolução nº 4 do Conselho Superior do IFPR aprovou a criação do CEP. Porém, foi em 06 de outubro, depois de ter concluído a elaboração do seu Regimento Interno e dos seus membros terem realizado diversas capacitações, que a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou o credenciamento do CEP/IFPR, ação que marcou o início do seu funcionamento.