1° Workshop de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas WTADS – Campus Colombo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

1° Workshop de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas WTADS

1° Workshop de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas WTADS

Nos dias 10 e 11 de dezembro foi realizado o 1º Workshop de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (WTADS). O evento contou com palestra, minicurso e apresentações de Protótipos desenvolvidos pelos alunos do IFPR – Campus Colombo.

No dia 10 de dezembro os alunos apresentaram seus protótipos na Mostra do evento e participaram de palestra com o servidor do IFPR, o sr. Tadeu Pabis Junior, que foi convidado pelo professor Eduardo Liquio Takao. Tadeu é Coordenador de Proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação do Instituto Federal do Paraná , responsável pela gestão dos pedidos de proteção de propriedade intelectual do IFPR, análise, orientação e depósito de patentes, marcas, programas de computadores e processos de transferência de tecnologia. A palestra foi muito esclarecedora e instigou os presentes a refletirem sobre a oportunidade de registrarem Programas de Computador e Patentes sobre os protótipos desenvolvidos. A produção dos protótipos desenvolvidos pelos estudantes foi fruto da motivação do componente curricular Sistemas Operacionais lecionado pelo professor Marcos Dinís Lavarda que é entusiasta e referência no IFPR na área de Robótica.

No dia 11 de dezembro os estudantes de TADS puderam ter contato com o Desenvolvimento de Aplicativos para Android através do minicurso ministrado pelo professor Marcio Rodrigo Santos do Campus Colombo. Os estudantes aprenderam a desenvolver seu primeiro aplicativo para dispositivos móveis.

O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o professor Ademir Luiz do Prado, relatou a importância de divulgar o aprendizado dos discentes e o potencial de produção que os mesmos geraram através da criação de protótipos e softwares que foram apresentados no evento, bem como oportuniza que os discentes se atualizem através da participação na palestra e minicurso.

Agradecemos a presença dos estudantes, docentes e demais membros da comunidade por participarem e prestigiarem o evento.