Projeto do IFPR é o terceiro colocado na edição internacional do Prêmio ComendadorRui Nabeiro – Poliempreende Portugal – Campus Colombo

Notícias

Projeto do IFPR é o terceiro colocado na edição internacional do Prêmio ComendadorRui Nabeiro – Poliempreende Portugal

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) apresenta de desenvolve importantes ações de  inovação e empreendedorismo e a participação de estudantes do Campus Colombo  na Edição Internacional do Poliempreende – Projetos de Vocação Empresarial, representa o compromisso com essas ações. Este evento, que reúne instituições de ensino de diversos países, tem o objetivo de promover o empreendedorismo entre estudantes e incentivar o desenvolvimento de projetos com potencial de atender as diferentes demandas tecnológicas.

O que é o Poliempreende? – Prêmio Comendador Rui Nabeiro

O Poliempreende é um projeto internacional com foco no estímulo do desenvolvimento de projetos e empresas de base tecnológica. O evento desafia estudantes a desenvolverem ideias de negócio, com um enfoque na sustentabilidade, tecnologia e impacto social. Além de ser uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências, o evento oferece aos participantes a oportunidade de apresentarem seus projetos para um público especializado e potenciais investidores

A Participação do IFPR

Nesta edição internacional, o IFPR apresentou o Projeto JoinBike: promovendo segurança, saúde e sustentabilidade sobre duas rodas. O projeto desenvolvido pelos estudantes Amanda Yumi Kudo, Nicolas de Figueiredo Camargo Delgado e Marcelo Henrique Ferreira Paes do Campus Colombo, aborda questões atuais e relevantes e apresenta a tecnologia como uma importante ferramenta para a solução de problemas relacionados à mobilidade urbana e ao meio ambiente. Para o estudante Nicolas Figueiredo a “oportunidade de representar o projeto JoinBike em um evento internacional de renome como a PoliEmpreende, foi, não só uma honra como também uma grande experiência acadêmica e pessoal”. Já o estudante Marcelo Henrique relatou que “apresentar o projeto no PoliEmpreende foi uma experiência inesquecível. Nenhum jovem de 17 anos imaginaria que seria capaz de apresentar um projeto com tanta capacidade em um evento internacional com tanto tamanho, mas nós conseguimos”.

Os 20 projetos selecionados para a etapa internacional foram aperfeiçoados ao longo de meses de trabalho, com o apoio de professores e especialistas, garantindo que as ideias apresentadas tivessem um forte potencial de implementação e sucesso no mercado.

Resultados e Impacto

A participação do IFPR no Poliempreende foi marcada por reconhecimentos importantes. O projeto Joinbike conquistou o terceiro lugar no evento, destacando-se entre diversas outras propostas de alto nível. Além do prêmio, a experiência proporcionou aos alunos a chance de estabelecerem redes de contato internacionais, aprenderem com estudantes de diferentes instituições e ampliarem suas perspectivas sobre empreendedorismo.

A classificação final dos projetos foi:

  • 1º Classificado: ISMU – Instituto Superior Mutasa (Moçambique). Projeto: Produção de Sabão Neutro na Base de Coco.
  • 2º Classificado: ISPN’d – Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (Angola). Projeto: Cooperativas Agrícolas da Província do Cuanza do Norte – Fazenda Leomate, LDA.
  • 3º Classificado: IFPR Instituto Federal do Paraná  Campus Colombo (Brasil). Projeto: JoinBike –Promovendo saúde, segurança e sustentabilidade sobe duas rodas.

Menções Honrosas

  • US — Universidade de Santiago (Cabo Verde). Projeto: IDEIA (Instituto Departamental de Experiências Interativas de Aprendizagem).
  • USTP — Universidade de São São Tomé e Príncipe. Projeto: Gláve Cosmético.
  • DHBW Ravensburg — Duale Hochschule Baden Württemberg (Ravensburg) Alemanha. Projeto: VeggieVendor (application).

A participação do IFPR na Edição Internacional do Poliempreende reforça o compromisso da instituição com sua missão de promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Projetos como o JoinBike evidenciam como o conhecimento adquirido em sala de aula pode ser aplicado na solução de problemas reais, proporcionando aos estudantes oportunidades de desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao estimular a inovação, a sustentabilidade e o empreendedorismo, o IFPR cumpre seu papel como agente de transformação social, preparando cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar importantes desafios sociais.

Topo