Campus Colombo e Prefeitura Municipal unem forças no combate ao COVID-19 – Campus Colombo

COVID-19

Campus Colombo e Prefeitura Municipal unem forças no combate ao COVID-19

Publicado em

Copiado!

Servidores do Instituto Federal do Paraná – Campus Colombo, em parceria com a Secretaria de Saúde, desenvolvem projetos de combate a COVID-19.  O foco inicial está na produção e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em especial protetores faciais (face shield) , para suprir as necessidades dos profissionais de saúde do município de Colombo.  Estima-se que o Campus Colombo tenha a capacidade de produzir 100 máscaras de proteção por dia.

A produção

O servidores Ademir Luiz do Prado, Eduardo Liquio Takao, Emílio Rudolfo Fey Neto, Marcio Rodrigo Santos, Marcos Dinís Lavarda assim como os demais Professores e Técnicos Administrativos do campus estão colaborando com a discussão e desenvolvimento tecnológico de equipamentos de proteção individual (EPIs), dispositivos de desinfecção de ambientes, entre outras ações demandadas pela comunidade e área da saúde.

O projeto do EPI de protetor facial (face shield) para os profissionais da saúde é desenvolvido e coordenado pelo prof. Marcos Dinís Lavarda e financiado pelo IFPR/PROEPPI. O projeto está disponível para livre reprodução e uso, seguindo recomendações da ANVISA.

Segundo o coordenador da proposta “estes protetores faciais tem a vantagem de serem feitos somente com acetato e elásticos, dispensando a impressão 3D, tornando mais acessível e rápida a fabricação, que pode ser realizada pelos próprios usuários, utilizando o gabarito disponível em uma folha de acetato tamanho A3, elástico, tesoura e furador de papel, o protetor fica pronto em 5 minutos”.

Inicialmente, o IFPR produzirá 200 máscaras para a Secretaria de Saúde de Colombo distribuir aos profissionais da área da saúde. O IFPR Colombo tem a capacidade de produção de 100 máscaras por dia utilizando o maquinário instalado no Campus.

Entrega dos primeiros EPIs

No dia 13 de abril, o campus Colombo entregou 220 protetores faciais ao Secretário de Saúde do Município de Colombo, Antoninho Barth. Em depoimento, o Secretário de Saúde afirma estar “muito agradecido com a instituição, por nos presentear com estas 220 máscaras, pois é de uma valia enorme que eles estão dando neste momento para nós”.

Os protetores faciais foram produzidos pelo campus Colombo para ajudar os profissionais de saúde no combate a covid-19 e serão distribuídos em várias unidades de saúde da região.  Confira as fotos deste dia em nosso Facebook.

Demais projetos

Em paralelo, os servidores envolvidos nesta ação buscam desenvolver um purificador de ar utilizando luz ultravioleta UV-C. Esta mesma tecnologia está sendo utilizada em robôs na China e outros países, de maneira bem sucedida, para a desinfecção de ambientes. O projeto está contando com a doação de materiais e cortes de chapas de MDF para as caixas, e estima a produção de 5 equipamentos na próxima semana, para disponibilização em ambientes de circulação, como hospitais, com o intuito de reduzir a carga de microrganismos presentes no ar.

O sistema de assepsia de ar em ambientes utilizando luz ultravioleta (UV-C), aplicação indicada para redução da carga viral e de micro-organismos em forma de bio aerossol em ambientes com grande circulação de pessoas. O projeto disponibilizado consiste-se em um circulador de ar, lâmpadas UV-C acondicionadas em uma caixa para circulação do ar, pois a Luz UV-C não pode incidir diretamente em olhos e pele.

Por fim, o grupo de professores do IFPR está colaborando com um projeto de desenvolvimento de um ventilador pulmonar junto à UFPR e outras entidades. Espera-se que este projeto seja viabilizado em conjunto para disponibilização de ao menos 10 equipamentos nas próximas semanas.

Topo