Projeto do Campus Colombo oferece curso gratuito de Robótica básica para alunos do ensino médio e fundamental – Campus Colombo

ENSINO

O projeto “CURSO DE ROBÓTICA BÁSICO ON-LINE” desenvolvido pelo IFPR – Campus Colombo, tem o objetivo de promover o aprendizado básico em Robótica, por meio do contato dos estudantes com as novas tecnologias em robótica móvel. O Curso tem vagas limitadas e as inscrições são contínuas e oferecidas na plataforma moodle, o curso tem prazo para conclusão no dia 30/07.

Sobre o projeto:

Com a crescente globalização das novas tecnologias, acesso à informação e meios de aprendizagem, associado às tendências mundiais de inovação tecnológica voltadas à solução de problemas cotidianos da sociedade contemporânea, a robótica apresenta-se como uma ferramenta interdisciplinar eficaz na motivação da aprendizagem e o uso de kits robóticos didáticos permitem a desmistificação da robótica e novas tecnologias às diversas gerações de estudantes.

A partir disso, sabe-se que a demanda de ensino carece de ferramentas para acompanhar a expressiva evolução tecnológica na sociedade e oportunidades de interagir com a realidade do mundo globalizado. Sendo assim, o presente projeto de Inovação tem como principal objetivo promover o contato de novas tecnologias em robótica móvel para estudantes, utilizando para isso um kit de robótica móvel que está em processo contínuo de desenvolvimento, denominado Projeto Robô Σ (Sigma), desenvolvido pela Agência de Inovação do IFPR e premiado em 1º Lugar na Categoria Automação e Robótica no 10º Innovacities.

As ações propostas, partirão da adequação do protótipo e novas abordagens utilizando o mesmo, inovando na metodologia de cursos e oficinas envolvendo a robótica móvel no ensino de estudantes desde ensino fundamental até pós-graduação

Coordenação: Prof. Eduardo Liquio Takao e Prof. Marcos Dinis Lavarda
Alunos participantes: Arthur Lima Costa Mehl, João Vitor de Oliveira e Giovanna Fátima de Oliveira Sanches Gasoto

Como participar?