Publicado em
No livro recém lançado “Hacking e Dispositivos Tecnológicos: Práticas de Liberdade e Criação de Novos Mundos”, o autor Bruno Eduardo Procopiuk Walter, psicólogo do IFPR – Campus Colombo, propõe a busca da problematização de nosso modo de relação ordinário com os objetos técnicos, conspirando com os hackers modos outros de relação que ampliem o nosso grau de liberdade.
Na obra, o autor discorre acerca de algumas posições que podemos ocupar nos encontros com os objetos técnicos (a de inventor, a de produtor, a de consumidor, a de usuário etc.). Com isso, nos faz pensar e problematizar nossos encontros com redes que participam de diferentes estratégias de vigilância e condução de condutas, discorrendo sobre dois fenômenos aos quais se têm referido por meio dos termos “Internet das Coisas” e “Big Data”.
Também, aborda a criação de novos mundos, apoiado no pensamento de Michel Hardt e Antonio Negri, discorre a respeito de lutas em torno do “comum”. Por fim, perpassa conceitos filosóficos, a partir de Gilles Deleuze e Pierre Lévy, propondo a reflexão sobre o modo pelo que nos relacionamos com os objetos técnicos.
Saiba mais sobre a obra no site da Editora Appris
Sobre o Autor:
Bruno Eduardo Procopiuk Walter
Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), mestre em Psicologia(UEM), mestre em Administração (UEM), graduado em psicologia (UFPR), graduado em Teologia (FTBP) e psicólogo no Instituto Federal do Paraná (IFPR).