Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos realiza atividade em Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

Comitê de Ética em Pesquisa

No dia 23 de junho, o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) do IFPR, representado pelos servidores Ana Muritiba, Claudionei Pauli e Everton Ribeiro, realizou uma conversa com professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do Campus Paranaguá.

O encontro, realizado com o intuito de abordar temas relacionados à ética em pesquisa e ao Comitê, teve em sua pauta os procedimentos adotados para o envio de protocolos de pesquisa e as principais pendências dos protocolos a fim de evitá-las. A atividade foi realizada atendendo ao convite de Lucas Pelissari, coordenador do Programa de Pós-Graduação do Campus Paranaguá.

“É desejo do Comitê contribuir na reflexão e no diálogo sobre ética em pesquisa e na orientação aos servidores e estudantes pesquisadores dos diversos campi do IFPR a fim de que os protocolos de pesquisa que são enviados para a apreciação do Comitê cheguem sem nenhuma pendência ou com o menor número possível de pendências”, comenta Claudionei Pauli.

Para o segundo semestre está prevista uma atividade semelhante no Campus Umuarama, com convite para a participação de servidores dos campi da região. Está prevista também uma atividade de capacitação interna para os membros do CEP/IFPR, a fim de que possam aprimorar as atividades que realizam no Comitê.

Tais atividades, segundo o professor Claudionei Pauli, têm sido possíveis graças aos recursos disponibilizados pela Proeppi, a quem o Comitê é vinculado do ponto de vista administrativo, com o apoio da Reitoria do IFPR, que têm procurado investir em editais de fomento às atividades de Pesquisa e, também, em atividades de qualificação e orientação dos pesquisadores do IFPR.