Comunicado à comunidade do IFPR acerca da greve de servidores – Instituto Federal do Paraná

Greve

Comunicado à comunidade do IFPR acerca da greve de servidores

Considerando a decisão do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Profissional do Paraná, Sindiedutec, que após Assembleia realizada no dia 19 de março, deflagrou a realização de greve a partir do dia 25 de março, o Reitor do IFPR, consciente da importância do trabalho realizado pelos técnicos administrativos em educação e pelos professores EBTT, vem a público manifestar que o direito de greve é constitucional e que cabe a cada servidor a decisão pela adesão ao movimento.
Ressaltamos que as pautas elencadas pelas categorias são legítimas. Elas têm como cerne a reestruturação da carreira PCCTAE e EBTT, além da reposição salarial e garantia de melhores condições de trabalho. Por isso, em resposta ao Ofício 53/2024, informamos que:

• a gestão abrirá um canal de negociação e diálogo permanente com o Sindiedutec;
  • a gestão encaminhará junto às instâncias superiores as reivindicações de ambas as categorias;
  • a gestão garantirá o direito à manifestação e à reivindicação dos trabalhadores e buscará, após a greve, formas justas de reposição do trabalho, dentro dos parâmetros legais estabelecidos.

Ressaltamos que a valorização dos servidores é essencial para o desenvolvimento educacional das Instituições e que a garantia da oferta de educação profissional pública e de qualidade é uma causa que une a todos!

Cordialmente,

Adriano Willian da Silva Viana Pereira

Reitor do Instituto Federal do Paraná

Confira o Ofício 53/2024, enviado pelo Sindiedutec: