Comunicado aos usuários do sistema SIAFI sobre mudanças na forma de acesso
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Informamos a todos os servidores usuários do SIAFI, e de outros sistemas estruturantes que se vinculam ao SIAFI (Comprasnet, SIADS, etc.), que os procedimentos de acesso a esses sistemas estão passando por mudanças.
Nesse contexto, a autenticação por CPF e senha deixará de existir no SIAFI nos próximos meses.
Um dos novos mecanismos de acesso é o certificado digital.
O acesso por certificado digital está associado à verificação em duas etapas do GovBR (2FA GovBR).
Sendo assim, solicitamos a todos os servidores, usuários do SIAFI/Comprasnet/SIADS e outros, que providenciem os seguintes procedimentos, com urgência:
Etapa 1: Solicitação de certificado digital (SERPRO)
Os servidores da reitoria, que ainda não possuem certificado digital, deverão entrar em contato com a PROAD para informações e solicitação do seu certificado. Os servidores dos campi deverão solicitar a administração do seu campus. Os servidores que já possuem o certificado digital (SERPRO) deverão seguir apenas a etapa 2.
Etapa 2: Ativar a verificação em duas etapas do GovBR (2FA GovBR)
Após o recebimento do certificado digital o servidor deverá ativar a verificação em duas etapas, para isso é necessário possuir uma conta gov.br nível Prata ou Ouro. Será necessário instalar o aplicativo gov.br em seu dispositivo móvel (celular) e realizar o login nele com a sua conta gov.br. É nele que você vai gerar o código de acesso. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos do seu celular.
Maiores informações para essa etapa encontram-se no link:
O servidor que já possui o certificado digital deverá providenciar a etapa 2 até o dia 09/07/24, pois a partir do dia 10/07/24 não terá mais acesso por login e senha.
O servidor que não possui ainda o certificado digital deverá providenciar a etapa 1 e a etapa 2 até o dia 22/07/24, pois a partir do dia 23/07/24 não terá mais acesso por login e senha.
Confira também o documento na íntegra.