Confira como está o programa Mulheres Mil em Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

Confira como está o programa Mulheres Mil em Paranaguá

Cerca de 110 mulheres do bairro Porto Seguro participam, todas às terças e quintas, das 13h30 às 17h, do Curso de Artesanato promovido pelo Programa Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal executada pelo IFPR Câmpus Paranaguá em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Ação Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Garcia.  O objetivo do programa, segundo explica a gestora do projeto em Paranaguá, professora Adriana Ferreira Gama, é elevar a escolaridade das participantes e gerar oportunidade de incremento de renda e educação. As metas vêm sendo atingidas. “Cinco mulheres do curso já foram se inscrever no teste seletivo do IFPR e uma boa parcela delas já se matriculou em supletivos ou escolas regulares para elevarem seus níveis de educação, o que mostra que os objetivos estão sendo alcançados”, comemora. Segundo a gestora, não foi só a rotina das mulheres que mudou com o Programa. “Percebemos que os filhos também foram impactados e os que já estão na idade têm procurado o IFPR para participar do processo seletivo”, afirma. A iniciativa conta ainda com o apoio da professora Aline Renée Benigno dos Santos, que é gestora e idealizadora do programa em Paranaguá. Outra professora que já apoiou o projeto foi Maria Lúcia Buher Machado.

A professora Aline Renée recorda do ínicio do programa no câmpus. “A vontade de participação no Programa surgiu de um grupo de discussão no SEPIN do ano passado. Ao participar do evento eu e um grupo de outras professoras ficamos sensibilizadas com a proposta. Entretanto, havia certa insegurança em implantar o Mulheres Mil em Paranaguá. Então, conversei com o diretor geral e  assumimos os riscos”.

Em julho deste ano, o IFPR realizou uma parceria com a Prefeitura de Paranaguá, o que deu aumento de escala para as ações. “O trabalho em conjunto com a Prefeitura, por meio do CRAS da Vila Garcia, é excelente para o Programa. O IFPR, assim como a administração pública municipal, está no Porto Seguro porque quer fazer a diferença para aquela comunidade. Queremos que eles cresçam junto com a gente”, disse. O curso de artesanato começou em agosto e deve ir até dezembro e as participantes recebem uma bolsa auxílio mensal.

Expectativas

Para o ano que vem, o Programa poderá oferecer novos cursos. “Praticamente fechamos, para o ano que vem, a realização dos cursos de Panificação e Corte e Costura. Também estamos analisando a possibilidade de oferecer a capacitação para Soldador. Estamos confiantes quanto à expansão do programa”, antecipa Adriana.

O Programa

O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. No campus Paranaguá, o Programa Mulheres Mil começou neste ano, após ser realizado desde o ano passado em outros câmpus do Estado. Aproxidamente 1,2 mil mulheres estão inseridas no Programa, que também é realizado em Curitiba, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Umuarama, Paranavaí, Londrina, Palmas e Foz do Iguaçu.  “Nós incentivamos que as mulheres busquem voltar a estudar e concluir sua escolarização até porque essa é uma exigência do mercado de trabalho. Percebemos em todos os grupos do Mulheres Mil no estado que o resultado imediato dessa formação é a elevação da autoestima e, como consequência, isso desperta nelas a vontade de continuar estudando”, informou a diretora de Extensão e Políticas de Inclusão do IFPR, Cristiane Ribeiro da Silva. Outro diferencial do Mulheres Mil é que os cursos partem da realidade dos grupos e as mulheres decidem desde o formato das turmas, tipo de curso que será ministrado a elas, carga horária e periodicidade das aulas.

Pinhais iniciará o programa em 2014

Em setembro, o município de Pinhais passou a integrar as cidades que aderiram ao Mulheres Mil. A ideia é que as atividades comecem em 2014. Pinhais é uma das cidades que terá, em breve, um câmpus do Instituto Federal do Paraná. Estiveram presentes na reunião, em que foi assinado o termo de adesão ao Projeto, o coordenador André Baida, a diretora Cristiane Ribeiro e o professor Paulo Yamamoto, diretor geral do câmpus Pinhais, representando o  Instituto Federal do Paraná, além do prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, a vice-prefeita, Marli Paulino e demais representante do executivo municipal.

Com informações das Prefeituras Municipais de Paranaguá, Curitiba e Pinhais.