Confira como foi a volta às aulas nos campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Confira como foi a volta às aulas nos campi do IFPR

Fotografia colorida em ambiente externo que mostra um grupo de estudantes em frente ao Campus Foz do Iguaçu, junto a uma placa em que está escrita a frase "Bem-vindos ao IFPR".
Em Foz do Iguaçu, atividades como um piquenique fizeram parte da programação

Na primeira semana de fevereiro, no dia 06, os campi do IFPR deram as boas-vindas aos estudantes veteranos e calouros da instituição. Ao todo, mais de 19 mil estudantes de cursos técnicos e superiores retornaram às suas atividades ou deram início à sua caminhada acadêmica no IFPR.

O início do ano letivo foi marcado por atividades de recepção dos estudantes, com ênfase na ambientação dos recém-chegados. Na página do IFPR no Facebook, você confere o álbum de volta às aulas.

Barracão

Em Barracão, os estudantes foram recepcionados com música. Os veteranos foram convidados a apresentar o campus para os colegas; estudantes egressos também participaram, dando um depoimento sobre como foi a experiência de estudar no campus em anos anteriores.

Fotografia colorida em ambiente interno que mostra um grupo musical de quatro integrantes. Alguns deles usam uniforme do IFPR.

Em Barracão, os estudantes foram recebidos com muita música

Coronel Vivida

No Campus Avançado Coronel Vivida, a comunidade acadêmica se envolveu em diversas atividades para a recepção dos estudantes dos cursos técnicos em Administração e Cooperativismo. A programação de volta às aulas durou dois dias.

A recepção dos calouros na quinta-feira (6) foi realizada de forma acolhedora por todos os veteranos, que juntos comemoraram as novas instalações do novo bloco didático. Na sexta (7), os calouros foram recebidos com um lanche coletivo e colaborativo preparado pelos veteranos e pelos professores. Para finalizar a maratona de volta às aulas no campus, os estudantes organizaram times de voleibol e futsal para jogar a final com os times dos professores.

Fotografia colorida em ambiente externo que mostra pessoas jogando vôlei em uma quadra descoberta.

Em Coronel Vivida, estudantes e servidores disputaram partidas de futsal e vôlei

Curitiba

No Campus Curitiba, o primeiro dia do ano letivo foi marcado pela recepção dos calouros 2020. A atividade, organizada pela Direção de Ensino, foi realizada nos períodos da manhã, tarde e noite, no auditório do campus, com o objetivo de acolher os alunos com informações sobre o funcionamento das aulas, das diretrizes pedagógicas do IFPR e da estrutura administrativa do campus.

Em seguida, os calouros puderam conhecer o “Coletivo Manifesto Preto”, formado por alunos do IFPR e o grupo de teatro “Expressão Encena”, que realizou a apresentação da peça “O Encontro das Redes Sociais.

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, os estudantes foram recepcionados com uma programação diversificada, aberta pelo vídeo de boas-vindas do Reitor, Odacir Zanatta, e composta por apresentações dos servidores aos alunos, tour pelo campus e momentos de integração. O destaque ficou por conta do piquenique no segundo dia de recepção, em que alunos novatos e veteranos, além de professores e técnicos, puderam interagir e confraternizar.

Em Foz do Iguaçu, atividades como um piquenique fizeram parte da programação

Irati

No Campus Irati, a comunidade acadêmica participou de diversas atividades para a recepção dos estudantes dos cursos técnicos e superiores. Primeiramente, foi oferecido um café da manhã de boas-vindas e, depois, os calouros participaram de um momento de apresentação feita pela direção geral do campus, assim como da seção pedagógica e coordenações dos cursos. A programação se encerrou com a realização de atividades recreativas, com o objetivo de permitir a interação da comunidade acadêmica.

Telêmaco Borba

No Campus Telêmaco Borba, os Diretores recepcionaram os estudantes sala a sala, dando as boas-vindas e explicando um pouco sobre o funcionamento da instituição. Para uma recepção especial dos calouros, os estudantes do Grêmio fizeram um tour pelo campus, mostrando a estrutura, e falando um pouco de como é estudar no IFPR.

Quedas do Iguaçu

No Campus Avançado Quedas do Iguaçu, os estudantes do curso Técnico em Informática foram recepcionados pelos servidores e por estudantes egressos do campus. Os já formados Gabriel Ponsoni, Gabriel Teles dos Santos, João Vitor Detoni, Jonas Correia, Maria Eduarda Albuquerque, Milton Matheus Dutkievski e Rodrigo Matana Sobrinho relataram suas experiências durante o curso Técnico em Informática. O estudante Vitor Gaginski relatou a experiência que está tendo ao trabalhar em uma empresa de TI. A programação contou ainda com dinâmicas, lanche coletivo, apresentação da banda do Instituto e uma gincana.

Quer ver mais fotos da volta às aulas no IFPR? Então acesse a nossa página no Facebook!