Conselho Superior do IFPR delibera sobre suspensão do calendário acadêmico – Instituto Federal do Paraná

Greve

Conselho Superior do IFPR delibera sobre suspensão do calendário acadêmico

O Conselho Superior do IFPR (Consup) se reunirá na próxima quinta-feira (25) para deliberar sobre a suspensão ou não do calendário acadêmico do Instituto Federal do Paraná.

Quais são os cenários?

O Conselho Superior do IFPR é a instância máxima de deliberação da instituição. Cabe ao colegiado deliberar e decidir sobre as pautas de importância para todo o Instituto. A partir da deliberação do Consup sobre a paralisação ou não do calendário acadêmico, dois cenários são possíveis:

Cenário I: manutenção do calendário

Este cenário é o que se encontra em vigor no momento. O calendário acadêmico é mantido, ou seja, os dias letivos estão sendo contados normalmente. Vale lembrar que, de acordo com a LDB (Lei 9394/96), o número mínimo de dias letivos para a Educação Básica e para o Ensino Superior é de 200 dias.

No atual cenário, os dias letivos continuam a contar como se não houvesse qualquer excepcionalidade. Os conteúdos didáticos, entretanto, deixam de ser trabalhados. Findada a greve, os docentes repõem apenas os conteúdos não ministrados, não havendo necessidade de reposição dos dias letivos em greve.

Cenário II: suspensão do calendário acadêmico

Neste cenário o calendário acadêmico é suspenso para todo o IFPR, ou seja, a suspensão se dá de forma isonômica para todos os campi. Nenhum campus mantém as atividades letivas. Quando ocorre a suspensão do calendário, os dias letivos param de contar, ou seja, não existe contagem de dias até o retorno das atividades normais da instituição. Supondo que um ano letivo tenha 200 dias e que o calendário tenha sido suspenso no dia 60, por exemplo, independentemente do tempo que se permaneça em greve, quando as atividades retornarem, restarão 140 dias letivos a serem cumpridos.

Em ambos os cenários, as atividades de rotina administrativa são reduzidas apenas aos serviços essenciais, negociados entre as gestões dos Campi e da Reitoria, o sindicato (no caso do IFPR, o Sindiedutec) e o Comando de Greve.

A reunião do Consup terá início às 9h30 e será transmitida ao vivo pelo canal Conexão IFPR.