Ensino

Alunos do projeto de ensino de Sementes Crioulas, do IFPR Coronel Vivida realizam visita técnica ao IDR de Pato Branco 

Publicado em

Legenda – Professor Evandro e os alunos participantes do projeto durante o dia de campo no IDR de Pato Branco

No último dia 12, quarta-feira, estudantes e professores que participam do projeto de ensino de Sementes Crioulas no IFPR de Coronel Vivida, participaram de dia de campo no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) de Pato Branco. Na visita, os alunos aprenderam as principais técnicas para o cultivo de feijão. 

“O projeto de Sementes Crioulas visa a formação e educação do campo, bem como a preservação de sementes crioulas entre os estudantes. Por isso, a participação em eventos externos propicia outras experiências e cases na área de agrobiodiversidade”, explicou o coordenador do projeto, professor Evandro Leonardi. 

Entre as novidades da visita, esteve a apresentação de uma nova variedade de feijão desenvolvida por técnicos do IDR: o feijão carioca IPR Águia. “Empregar nomes de pássaros nas cultivares do IDR-Paraná é uma homenagem ao “semeador da natureza”. Entre as variedades que o IDR já apresentou à comunidade figuram nomes de feijão como IPR Garça, IPR Urutau, IPR Uirapuru, Tangará, Curió, Sabiá, Tuiuiú, e Nhambu”, detalhou o professor Evandro. 

Ao final do evento, foi servido lanche que continha algumas guloseimas preparadas a partir do feijão. Também acompanharam a visita as professoras colaboradoras Candida Leopoldido e Jessica Vescovi.