Programa Mulheres Mil forma primeira turma em Enéas Marques – Campus Coronel Vivida

MMIL

Programa Mulheres Mil forma primeira turma em Enéas Marques

Um momento mágico e emocionante. Assim pode ser descrita a formatura da primeira turma de alunas do Programa Mulheres Mil, realizado pelo IFPR – campus Coronel Vivida em parceria com a Prefeitura de Enéas Marques. O evento, realizado na última sexta-feira, dia 02, marcou o encerramento do primeiro ciclo do programa no município, com a cerimônia que concedeu às alunas a formação no curso de Agente Cultural. Durante o primeiro semestre, elas participaram de aulas que envolveram atividades relacionadas ao artesanato, noções básicas de direito, oratória, língua portuguesa, informática, cuidados com a apresentação pessoal e noções de finanças. Todas as aulas foram ministradas por professores do campus Coronel Vivida em espaço cedido pela administração municipal.

De acordo com a professora Elizabeth Koltz, coordenadora do programa em Enéas Marques, a inciativa foi importante para melhorar a autoestima das participantes e possibilitar que elas tivessem acesso à educação de qualidade. “Muitas estavam fora da sala de aula há muitos anos. Então, o programa possibilitou que elas voltassem aos estudos e tivessem a oportunidade de aumentar seu horizonte de expectativas na questão profissional, melhorarem seu currículo e sonharem com uma vida melhor”, afirmou.

Formatura em Coronel Vivida

No dia 22, a formatura será em Coronel Vivida. As estudantes do município também participaram do curso de Agente Cultural. A professora Katyuscia Sosnowski, coordenadora do programa em Coronel, destaca o quanto este momento foi importante para o empoderamento das mulheres participantes. “”Este momento é um marco significativo na vida das nossas alunas. O curso de Agente Cultural não apenas as capacitou profissionalmente, mas também as empoderou, promovendo a valorização de suas culturas e histórias”, frisou. A prefeitura de Coronel Vivida também foi parceria do IFPR no programa, por meio da secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Próximo ciclo do Mulheres Mil será na Reserva Indígena de Mangueirinha

E o Instituto Federal dará continuidade ao Mulheres Mil na região. O ciclo 2 do programa será ofertado na Reserva Indígena de Mangueirinha, com o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista. O curso ficará sob coordenação da professora Leomara Battisti Telles e contará com a participação de professores do campus. A aula inaugural acontece dia 20 de agosto, na Escola Kokoj Ty Han Ja, localizada na Reserva.

Desde 1949 a Reserva Indígena de Mangueirinha é reconhecida e protegida por lei. Ela está localizada entre os municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida e Mangueirinha.

Texto: Lucas Carniel

Turma de alunas do Mulheres Mil em Enéas Marques se formou no curso de Agente Cultural.
Foto: Bruno Grotto/ Prefeitura de Enéas Marques