A Globalização e o Futebol foi o tema do Projeto de Integração Curricular – Campus Avançado Coronel Vivida

Integração Curricular

A Globalização e o Futebol foi o tema do Projeto de Integração Curricular

Publicado em

Copiado!


O futebol, esporte mais popular do planeta, cada vez mais constitui-se como instrumento de propagação dos diversos aspectos que nos ajudam a compreender o processo de globalização. Nacionalismos exacerbados, reafirmação de elementos identitários nacionais, rivalidades históricas, guerras, conflitos, atuação de máfias e organizações criminosas, terrorismo, racismo e xenofobia, migrações internacionais, fechamento de fronteiras, entre outros, são alguns fenômenos sociais presentes em nossa realidade e que podem ser avaliados e compreendidos por meio da transformação do futebol em uma das atividades econômicas mais relevantes do nosso tempo. Diante desse cenário, estudantes do terceiro ano do curso técnico em administração, do Campus Avançado Coronel Vivida, desenvolveram atividade de integração curricular, proposto pelo componente curricular Geografia III, com o objetivo de estabelecer correlação, analisar e explicar fatos históricos relacionados ao futebol e o avanço incessante do processo de globalização, especialmente nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. O futebol feminino e o papel da mulher na sociedade, a independência da Catalunã (Espanha) e o protagonista do jogador Gerard Piqué (catalão e atleta do Barcelona), a Guerra dos Balcãs e o papel dos atletas Shaqiri e Xhaka, suíços de origem albanesa, no jogo contra a Sérvia na Copa do Mundo da Rússia em 2018, o conflito árabe-israelense e o papel do Misfalot, um grupo que reúne crianças de diferentes origens para praticar o futebol, a atuação de máfias russas no futebol inglês, dentre outros, foram temas analisados a partir da intensificação do processo de globalização e de seus efeitos em nossa sociedade. A atividade contou com o amplo apoio de diversos componentes curriculares, tais como: geografia, sociologia, história, artes, educação física e constituiu fundamental experiência na busca para a efetiva integração de saberes e conhecimentos entre os discentes do Campus.

Topo