Arena Aberta conquista o 2º Lugar no V Festival de Teatro Interescolar “Poucas Palavras” – Campus Avançado Coronel Vivida

Na noite do dia 11 de julho de 2017 os alunos do Campus Avançado Coronel Vivida que integram o Projeto de Extensão “Arena Aberta: Núcleo de Teatro Comunitário” participaram do V Festival de Teatro Interescolar “Poucas Palavras”, promovido pelo departamento de cultura da Prefeitura Municipal de Coronel Vivida. Leia mais… Nesse festival que tem como critério apresentações de até 15 minutos, os alunos apresentaram a peça ” O Inspetor Geral” escrita em 1836 por Nikolai Gogol, com adaptação do texto, concepção e coordenação dos trabalhos cênicos do professor Eduardo Bischof o espetáculo conquistou o 2º lugar no festival e agradou o público presente. No auditório do Centro Cultural muitos alunos, pais e servidores vibraram com a classificação, que é também uma conquista do Campus como afirmação do compromisso institucional com os projetos de extensão, com as artes e com os eventos locais.

“Ano passado ficamos com o primeiro lugar com uma peça autoral de um dos alunos do projeto. Este ano adaptamos um clássico do teatro, bastante extenso, para 15 minutos de espetáculo, um desafio imenso mas que foi reconhecido pelo público e pelos jurados. Eu fiquei muito feliz com a presença de nossa comunidade escolar que nos apóia e incentiva, mas fiquei mais feliz ainda por ver nossos alunos reagirem com humildade e respeito aos primeiros colocados (alunos de uma escola do campo do distrito de Vista Alegre), nós vibramos junto com os vencedores. O ânimo e comportamento dos discentes envolvidos revela que estamos construindo um espaço de formação humana com diversidade, igualdade e democracia. Semanalmente nos encontramos preocupados com os processos de pesquisa e criação sem deixar de refletir as relações sociais que comunicam as formas dos humanos se relacionarem com seus corpos, mentes e sentimentos. O teatro é um meio de expressar as reflexões que nos cercam na contemporaneidade, vemos importantes desenvolvimentos em aspectos comunicativos e relacionais dos alunos envolvidos. Os próximos passos serão ainda mais formativos, quando consolidaremos o Núcleo de Teatro Comunitário como espaço aberto para ensinar e aprender com teatro, estamos construindo uma Arena Aberta que veio para inserir definitivamente o Campus Coronel Vivida como produtor de artes cênicas.” relata o professor Eduardo.

O projeto de extensão visa promover as artes cênicas no Campus tendo como mote a comunicação e expressão corporal voltadas para a reflexão sobre a alteridade e os fluxos sociais contemporâneos. O projeto conta com um bolsista de ensino médio na modalidade PIBEX-Jr.

Participaram da apresentação os alunos: Lucas Nekel, Maria Izabel Dambros, Gabriel Nazari, Lucas Brasil, Gabriel Rufato, Amanda de Souza, Bruna Zuconelli, Ana Paula Chiavagatti, Dienifer Magalhães, Oscar Turra, Leonardo Zigger, Deydson Braga, Ellyan Tiago, Delcio Moraes e Lucas Matheus Silva.