AULA INAUGURAL DA SEGUNDA TURMA DO CURSO FIC LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS – Campus Avançado Coronel Vivida

FIC

O campus avançado Coronel Vivida deu início à segunda edição do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros no último sábado, dia 18 de março. O curso, que é uma parceria entre a Pastoral do Migrante – Paróquia São Roque e o IFPR, atenderá 40 estudantes estrangeiros que residem no município de Coronel Vivida.

Para essa edição do curso, serão atendidos alunos do Paraguai, da Venezuela, do Haiti e da República Dominicana. A professora Jessica Paula Vescovi, coordenadora do curso FIC, salienta que esta é a terceira edição de um curso de língua portuguesa voltado para os estrangeiros que residem em Coronel Vivida e que essa é uma demanda emergente e urgente deles, visto que, atualmente, residem mais de 400 estrangeiros na cidade, evidenciando que o objetivo do projeto é justamente promover o estudo formal da língua portuguesa e da cultura brasileira para contribuir com a autonomia e o bem-estar dos estrangeiros.

Ademais, a professora ressalta que o curso, que conta com a participação de 14 docentes do campus, não abordará apenas questões de língua portuguesa, mas várias áreas do conhecimento que influenciam na experiência dos estrangeiros no Brasil, como matemática financeira, direitos, sistema bancário brasileiro, cuidados com a saúde, arte, cultura e história do Brasil, entre outras.

Para a professora, o curso configura-se como uma importante prestação de serviço à comunidade externa e pretende, gradativamente, envolver um maior número de estrangeiros residentes em nosso país.

Texto: Jessica Vescovi