#blacklivesmatter: uma proposta integradora entre Inglês II e Noções de Direito – Campus Avançado Coronel Vivida

APNPs

#blacklivesmatter: uma proposta integradora entre Inglês II e Noções de Direito

Durante o primeiro ciclo de atividades pedagógicas não presenciais (APNP), houve a proposição de atividades integradoras no IFPR Campus Coronel Vivida, dentre as quais uma atividade envolvendo os componentes de Inglês II e Noções de Direito, ministrados pelas professoras Jessica Paula Vescovi e Candida Joelma Leopoldino, respectivamente, para o 2º ano do curso técnico em administração.
A atividade teve início com a proposição do filme “Em busca da justiça”, o qual foi disponibilizado o link de acesso livre no Youtube, em língua inglesa, com legendas em língua portuguesa. A partir da temática central do filme, que versa sobre o racismo e a justiça, foram disponibilizados diferentes materiais sobre a temática, dentre os quais artigos científicos, charges, notícias, reportagens e infográficos, de modo que esses pudessem ser refletidos pelos estudantes a partir de encaminhamentos dados via fórum.
Além disso, ao mesmo tempo em que havia a reflexão proposta pela atividade integradora sobre o racismo, ocorria, nos Estados Unidos, a morte por asfixia de George Floyd, a qual teve grande repercussão mundial, sendo, então, problematizada pelas docentes. Face a isso, as docentes propuseram diferentes reflexões, por meio de fóruns na plataforma Moodle que versassem sobre a temática, de modo que houvesse o diálogo entre o evidenciado no componente e a realidade que a todos circundava, disponibilizando aos estudantes reportagens, notícias, charges e tirinhas que evidenciassem a proporção mundial que tomou a morte de Floyd e o movimento #blacklivesmatter.
Para as professoras “a proposição de atividades contextualizadas, realizadas a partir da integração de dois componentes de eixos diferentes, visamos promover reflexões que possam subsidiar a formação de cidadãos críticos que sejam autônomos e que consigam refletir suas realidades e condições”.
Como atividade final, as docentes propuseram que os estudantes elaborassem infográficos bilíngues sobre a temática em questão, que foram enviados via plataforma Moodle, os quais podem ser vistos nas imagens abaixo.