Comunicado à comunidade do IFPR acerca da greve de servidores – Campus Avançado Coronel Vivida

GREVE

Comunicado à comunidade do IFPR acerca da greve de servidores

A Reitoria do Instituto Federal do Paraná informa que, desde a deflagração da greve pelo Sindiedutec, em 25 de março de 2024, tem mantido diálogo constante com a direção do movimento grevista, realizando consultas sobre as atividades consideradas essenciais para a continuidade do funcionamento da instituição.

Informa também que, por ora, não há  paralisação do calendário acadêmico em nível institucional e que uma reunião do Conselho Superior do IFPR será convocada para os próximos dias 25 ou 26 de abril. Todavia, excepcionalidades locais levaram as direções de alguns campi a suspender as aulas temporariamente. A adesão ou não ao movimento grevista é muito dinâmica, varia de acordo com o campus e com a macrorregião em que este se insere. Nesse contexto, o movimento grevista vem apresentando um crescimento nos últimos dias.  No momento atual, cerca de 65% dos servidores e servidoras do Instituto Federal do Paraná encontram-se em greve. Há campus em que há adesão completa ao movimento grevista e campus em que essa adesão praticamente inexiste. Essa dinâmica acarreta reuniões reiteradas entre a equipe diretiva dos campi e da Reitoria, a fim de mitigar as questões mais relevantes em relação ao funcionamento dos campi. Entendemos que os principais atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem – docentes, técnicos administrativos e, principalmente,    estudantes – merecem e devem ser tratados com respeito, dignidade e transparência tanto nas ações quanto na divulgação dos fatos relativos à greve.

Por fim, reiteramos nosso respeito ao direito de greve das servidoras e dos servidores do Instituto Federal do Paraná, reafirmamos o nosso apoio à pauta de reivindicações dos servidores, professores e técnicos,  e relembramos a necessidade da busca permanente por uma Educação Profissional Pública e em constante aprimoramento, com qualidade pedagógica e de vida para todas e todos envolvidos neste processo.

Curitiba, 19 de abril de 2024.

Prof. Dr. Adriano Willian da Silva Viana Pereira

Reitor do Instituto Federal do Paraná