Contabilidade e Cooperativismo – Campus Avançado Coronel Vivida

cooperativismo

Contabilidade e Cooperativismo

Publicado em

Copiado!
Entrega dos brinquedos e livros arrecadados

O projeto “Contabilidade e Cooperativismo” foi desenvolvido pela Professora Leomara Battisti Telles, juntamente com a turma do 1º ano do curso técnico integrado em cooperativismo, no componente curricular de Contabilidade Básica e Matemática Financeira. Entre os objetivos do projeto estava a arrecadação e entrega in loco de brinquedos e livros de literatura para a APAE de Coronel Vivida.

O projeto compreendeu diversas etapas, primeiramente, os alunos vivenciaram o processo de abertura de uma cooperativa. O nome escolhido foi “Fooddale Cooperativa de Alimentos” tendo origem no nome da turma que é Rochdale. Nessa etapa foi elaborado o Estatuto Social, escolha de dirigentes, desenvolvimento de logomarca e escolha de uma atividade.

Posteriormente, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a vivência da prática das atividades comerciais, realizou-se a venda de pipocas. Para viabilizar a comercialização sem ganhos financeiros, foi realizada uma arrecadação de brinquedos e livros infantis, na qual quem doasse um brinquedo recebia uma moeda social, a qual poderia usar para comprar pipoca, doce ou salgada. A comercialização aconteceu no dia 07 de novembro. No dia 13 de novembro foi realizada a entrega dos brinquedos e livros pelos próprios alunos, acompanhados da professora Leomara. No dia da visita os alunos das duas escolas (IFPR e APAE) puderam socializar, conversar e brincar juntos, contribuindo assim para a formação cidadã dos alunos de ambas escolas.

Dessa forma, o projeto contribuiu não somente para a formação técnica dos alunos do campus, mas também para a formação cidadã dos mesmos. Agradecemos a Diretora da APAE Coronel Vivida Marilu Salete Tassi, pela recepção, a professora Fabiane Mior por intermediar a organização da visita, o transporte e por nos guiar no dia da visita. Agradecemos também aos demais professores e professoras e, principalmente, aos alunos e alunas da APAE pela acolhida e por permitirem esse intercambio de vivências e experiências.

Agradecemos também aos alunos (as) e servidores(as) do IFPR Campus Avançado Coronel Vivida, bem como da Casa Familiar Rural, por participarem do projeto doando os brinquedos e os livros.

Topo