Dia de Campo – Feijão com estudantes do Projeto de Ensino “Sementes Crioulas” – Campus Avançado Coronel Vivida

Dia de Campo – Feijão com estudantes do Projeto de Ensino “Sementes Crioulas”

O projeto de ensino de sementes crioulas no campus Coronel Vivida se fez presente no dia 12 de abril de 2022 no “Dia de campo – Feijão”, evento realizado no Polo de Pesquisa e Inovação do IDR/EMATER-Paraná, de Pato Branco. Nesse dia de campo, dez estudantes do IFPR do Campus se fizeram presentes e acompanhados pelos professores Evandro, Katyuscia e Paulo Fortes conheceram os cultivares de Feijão do polo.

Considerando que o projeto de Sementes Crioulas visa a formação e educação do campo, bem como a preservação de sementes crioulas entre os estudantes, a participação em eventos externos propicia justamente a ampliação com outras experiências e cases na área de agrobiodiversidade. Nesse evento, os participantes tiveram contato com cultivares de feijão desenvolvidas pelo IDR/EMATER-PR, IAC de Campinas e da EMBRAPA.

Os participantes foram divididos em grupos, os quais se revezaram em cinco estações explanatórias. Em função do clima chuvoso, foi disponibilizada capa de chuva a todos os participantes e ao final do evento, um saboroso lanche foi servido, com alguns dos pratos tendo o feijão como base de receita, entre eles, se destacam o Quibe, brigadeiro e beijinho de feijão.

Nossos estudantes avaliaram satisfatoriamente o evento. No calendário do projeto de ensino, outras visitas técnicas, participações em feiras, visitas a famílias de guardiões e guardiãs de sementes, oficinas e demais ações práticas estão previstas.