Estudantes do curso Técnico em Administração conhecem empresa Atlas Eletrodomésticos, de Pato Branco – Campus Avançado Coronel Vivida

visita técnica

Estudantes do 3º ano do curso Técnico em Administração do IFPR durante visita técnica à empresa Atlas, de Pato Branco.

Viagem técnica teve o objetivo de aliar conhecimentos teóricos a aspectos práticos do funcionamento da indústria, que é uma das maiores produtoras de eletrodomésticos do Brasil.

Na última terça-feira, dia 22, estudantes do 3º ano do curso Técnico em Administração do IFPR (Instituto Federal do Paraná) – Campus Coronel Vivida – participaram de visita técnica à empresa Atlas Eletrodomésticos. Localizada em Pato Branco, a empresa foi fundada nos anos 1950 e, hoje em dia, possui mais de 15 mil pontos de venda espalhados pelo país e exporta seus produtos para mais de 20 países. De acordo com a coordenadora do curso, professora Candida Leopoldino, a visita técnica teve o objetivo de concretizar e vivenciar ensinamentos teóricos aplicados nas disciplinas de Direito e Segurança do Trabalho, ministrada por ela; e Gestão de Produção e de Pessoas, ministrada pela professora Jaiarys Bataglin.

“A Atlas Eletrodomésticos é a maior fábrica de fogões da América Latina. Com 70 modelos de produtos, exporta-os para 20 países e representa 39% de todo o consumo de fogões do país. Então, uma empresa desse porte precisa ser reconhecida, visitada e estudada. A visita técnica foi guiada por responsáveis do departamento de Recursos Humanos e por técnicos em Segurança do Trabalho, os quais, dividindo os alunos em dois grupos, percorreram todos os setores da fábrica, desde o almoxarifado, reconhecendo os robôs do processo inicial da estamparia e corte das principais partes dos fogões, passando pela pintura, montagem, testes de qualidade até a embalagem”, explicou a professora Candida.

Conforme a coordenadora, os cursos do IFPR de Coronel Vivida sempre buscam aliar os conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula com visitas técnicas a empresas e entidades da região. “São momentos relevantes para complementar o processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes. Por isso, em nossos cursos técnicos, sempre que possível, realizamos visitas técnicas. Nenhum aluno sai do nosso campus sem ter realizado, pelo menos, uma visita por ano”, destacou.

E o momento foi muito marcante para os estudantes, já que muitos ainda não conheciam a empresa. É o caso do estudante João Victor de Mello, de 16 anos. “Foi uma visita muito agregadora para nossa formação acadêmica, pois conseguimos ver na prática como funcionam alguns conceitos que tínhamos estudado na teoria, dentro da sala de aula. Além disso, conseguimos ter dimensão do quão grande é a empresa e o quanto ela é importante para a economia regional”, destacou o estudante.