IFPR oferece qualificação profissional em parceria com o programa Mulheres Mil em Coronel Vivida e Enéas Marques – Campus Avançado Coronel Vivida

MMIL

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus avançado de Coronel Vivida está oferecendo o programa Mulheres Mil, em parceria com o Governo Federal, neste semestre. O curso ofertado é o de Agente Cultural e estpa sendo ofertado nos municípios de Enéas Marques e Coronel Vivida. 50 mulheres estão participando. A iniciativa está sob coordenação da professora Elizabeth Koltz em Enéas Marques e da professora Katyuscia Sosnowski em Coronel. Os professores do campus estão ministrando disciplinas para as alunas dos dois municípios.

As aulas inaugurais ocorreram respectivamente em Enéas, no dia 20, e em Coronel, no dia 21. O programa tem como objetivo proporcionar capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando ampliar suas oportunidades de emprego aumentar o grau de escolaridades das estudantes promovendo com isso sua qualidade de vida.

A solenidade de abertura contou com a presença das coordenadoras do programa e do diretor do campus, Paulo Fortes, juntamente com demais autoridades locais, que enfatizaram a importância da iniciativa para a comunidade. Também teve a presença das alunas atendidas pela iniciativa. Elas foram selecionadas por meio de um processo de seleção instituído pelo IFPR.

O diretor Paulo destacou o papel crucial da educação na transformação social. “O IFPR está orgulhoso de colaborar com o programa Mulheres Mil. Acreditamos firmemente que a educação é a chave para romper ciclos de desigualdade e oferecer oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para todas as mulheres”.

Elizabeth Koltz expressou sua admiração pelo comprometimento das mulheres em busca de uma vida melhor. “É inspirador ver tantas mulheres determinadas a mudar suas vidas e as de suas famílias através do aprendizado. Este programa é uma prova viva de que o empoderamento feminino é fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade”.

“Através do apoio e dedicação de todos os envolvidos, o programa Mulheres Mil por meio do curso de Agente Cultural se compromete a fomentar um ambiente de suporte e solidariedade, onde as mulheres possam se sentir empoderadas e reconhecidas em sua jornada por uma vida melhor,” declarou a professora Katyuscia Sosnowski.