Inscrições para os cursos técnicos e superior do IFPR começam na próxima terça-feira(27/06) – Campus Avançado Coronel Vivida

As inscrições para os cursos técnicos de nível médio do IFPR e de graduação terão início na próxima terça-feira (27) e seguirão até o dia 10 de agosto de 2023. No total, por meio deste processo seletivo, são ofertadas 120 vagas em 3 cursos presenciais no campus Coronel Vivida. Em nível Médio: Técnico em Cooperativismo e Técnico em Administração e em nível superior noturno tecnólogo em Gestão financeira.

Os editais foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (20)

Inscrição e isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, que tem o intuito de custear despesas com a realização do certame, como a elaboração e a aplicação das provas, é de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os de graduação.

Estudantes que comprovarem não ter condições de pagar esta taxa podem solicitar a isenção até o dia 12/07.

Banca organizadora

A banca organizadora deste processo seletivo será o Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

Provas

A aplicação das provas será em uma única fase no dia 08 de outubro simultaneamente em Coronel Vivida.

O Campus Coronel Vivida oferta cursos técnicos integrados

Técnico em Cooperativismo – matutino + 2 tardes – Edital 57 Nível Médio

Técnico em Administração – matutino + 2 tardes – Edital 57 Nível Médio

Cursos técnicos integrados: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nesta forma de oferta, o estudante vai cursar o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo os dois cursos ao mesmo tempo no IFPR.

Cursos de graduação no Campus Coronel Vivida a partir de 2024

Gestão Financeira – noturno – 40 vagas – Edital 56 Graduação

Cursos de Tecnologia: curso superior que possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Inclusão social

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou às destinadas à política de inclusão (cotas) adotada pelo IFPR – neste processo seletivo, como ocorreu em anos anteriores, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à inclusão social.

Atenção: para as vagas de inclusão, não serão aceitos candidatos que tenham cursado algum dos anos/séries do Ensino Médio em escola privada, mesmo com bolsa de estudos parcial ou integral, e candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, ainda que a escola frequentada pelo candidato seja mantida por convênio com o poder público, assim como não serão aceitos candidatos que tenham realizado seus estudos no exterior.

O detalhamento das cotas ( política de inclusão)está disponível nos editais (leia o item 4 – dos cursos e vagas)