Publicado em
Laboratório Maker é homologado como Ambiente Promotor de Inovação em Edital Estadual
O Instituto Federal do Paraná – Campus Coronel Vivida recebeu uma importante conquista do Governo do Paraná: o Laboratório Maker foi homologado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) como um Ambiente Promotor de Inovação. Esse credenciamento, publicado no edital de julho deste ano, coloca o laboratório entre os espaços aptos a acessar recursos públicos de acordo com as diretrizes da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com o professor Augusto Faber Flôres, representante do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) do campus, o processo de homologação foi complexo, envolvendo a produção de documentação, vídeos de comprovação da estrutura física e uma governança bem definida. “A homologação deu-se após a constituição de um amplo processo de confecções documentais, de vídeo, além de estrutura física e de questões relevantes ao processo de governança“, afirmou o professor.
A equipe envolvida na gestão do Laboratório Maker, representada pelos professores Lucas Colferai, Ciência da Computação, Luiz Henrique de Moraes, Matemática, e Sandro Paulo Pissinin, Física, celebraram a conquista.
O professor Lucas Colferai destacou o papel inicial do laboratório Maker que surgiu a partir da criação da equipe de robótica do campus – Equipe Robotroopers – que vem participando de competições no Estado do Paraná desde 2016:
“Além de um espaço para desenvolvimento de projetos de inovação, especialmente ligados ao IFTECH, o laboratório vem se tornando um campo de pesquisa para compreender o papel de laboratórios makers no Ensino Médio, buscando contribuir com as diversas áreas do conhecimento. Isso tem auxiliado no desenvolvimento de projetos e ferramentas ligados à arte, à educação física, à sociologia e agricultura.
O professor Sandro Paulo Pissinin ressaltou a relevância do espaço para a transformação da educação no campus:
“A importância do Laboratório Maker consiste em sua capacidade de transformar a educação tradicional, promovendo uma aprendizagem mais ativa e prática. Ao oferecer um ambiente equipado com tecnologias como Arduino, impressoras 3D, cortadora laser e kits de robótica, o laboratório possibilita que os estudantes se tornem criadores e solucionadores de problemas. A cultura maker, que valoriza a construção e a experimentação, incentiva a inovação e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Essa parceria irá fortalecer e ajudar a desenvolver ainda mais este espaço de criação, inovação e desenvolvimento.”
A entrega do certificado de credenciamento ocorrerá durante o VI Encontro de Parques Tecnológicos, que será realizado em Londrina nos dias 05 e 06 de dezembro. Esse reconhecimento não só reforça o papel inovador do IFPR – Campus Coronel Vivida, como também conecta o laboratório a uma rede de ecossistemas de inovação que visa impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico em benefício de toda a região.
texto: Ivan Lucas Borghezan Faust