Mês da Mulher – Onde tudo nasce – Campus Avançado Coronel Vivida

NEDIH

Mês da Mulher – Onde tudo nasce

O IFPR de Coronel Vivida está promovendo diversos eventos no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Onde Tudo Nasce” estão sendo realizados momentos para debater e refletir sobre questões que afetam, historicamente, as mulheres, tais como igualdade de gênero, combate ao machismo e à misoginia, pobreza menstrual e saúde física e mental.

De acordo com a professora Candida Leopoldino, coordenadora do curso técnico em Cooperativismo e do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDIH), o 8 de Março é uma data que não existe apenas para ser comemorada. “A ideia é promover momentos de reflexão e resgatar todo o simbolismo que essa data traz consigo. Muitas das conquistas das mulheres, inclusive o próprio dia, que foi reconhecido apenas na década de 1970 pela ONU, é resultado da luta de muitas mulheres que, no passado, reivindicavam por mais igualdade de direitos”, explicou.

Além de eventos específicos para as alunas, os meninos também participaram de momentos reflexivos, discutindo sobre temáticas associadas à masculinidade tóxica e importância do avanço da equidade de gênero na sociedade. Para conduzir as conversas, além das professoras e professores do campus, também foram convidados profissionais da saúde, como a enfermeira Juliana Colferai, a farmacêutica Cassiane Lisbinski Nottar e o enfermeiro Filipe Perizzolo

A programação que começou na segunda seguirá por todo o mês de março com atividades pontuais. Na quinta-feira pela manhã houve exibição do curta-metragem “Como Ela Faz?”(2021), por meio do projeto de extensão IFCine cinema para Pensar espaço para Criar, coordenado pela professora Katyuscia Sosnowski. À noite, palestra com o título “E se não houvesse violência? Reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher” proferida pela professora Candida Leopoldino a alunos e professores da Escola Estadual Cristo Rei, de Pato Branco. Na sexta-feira, dia 10, exposição dos resultados da pesquisa visual “Onde Tudo Nasce”, no saguão do campus. À noite, palestra on-line proferida pelas professoras Candida e Elizabeth Koltz a trabalhadoras da empresa Sanimax, de Enéas Marques.

Na quinta-feira do dia 23 haverá atividade de extensão, na cidade de Enéas Marques, referente ao Dia da Mulher com a palestra “Mulher: ser em equilíbrio”, proferida pelo professor Enirson Macagnan. Esse evento conta com a parceria entre o IFPR e a Prefeitura de Enéas Marques e será realizado no Pavilhão da Igreja São José, a partir das 19h30min.

A programação se encerra no dia 30, quando ocorre o 5º Ciclo Virtual de Diálogos em Letras e Artes com o tema Literatura de Autoria Feminina, por meio da plataforma Google Meet, organizado pelo Centro de Línguas do IFPR (CELIF). O evento contará com a presença da professora Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos que pesquisa as personagens e a produção literária femininas no âmbito acadêmico.

Texto: Lucas Carniel