Nota da Direção do Campus Avançado Coronel Vivida – Campus Avançado Coronel Vivida

COVID-19

Nota da Direção do Campus Avançado Coronel Vivida

Publicado em

Copiado!

Nota da Direção do Campus Avançado Coronel Vivida

   Em tempos de pandemia, as angústias e incertezas estão fazendo parte da rotina de todos nós estudantes e servidores. De igual maneira, a insegurança relativa ao período letivo e à volta às aulas também nos rodeia e é por isso que nós, servidores, estamos em trabalho contínuo para que as atividades extra classe e o contato com nossos estudantes e comunidade acadêmica permaneçam.  

É notável, nas redes sociais, que muitas instituições de ensino, em especial as da rede privada, estão propondo atividades virtuais, em EAD (Educação a distância), de modo a dar continuidade às atividades letivas paralisadas por este momento tão intenso, ocasionado pela pandemia da COVID 19 no Brasil

No caso do IFPR, que prima por uma educação inclusiva, de qualidade e a que todos tenham acesso, fizemos um levantamento para verificar a porcentagem de alunos que têm acesso à internet e notamos que, no caso do Campus Coronel Vivida, apenas 70% dos estudantes tem acesso de qualidade à internet. 

    Face aos dados expostos acima, a proposição de aulas em EAD, substituindo as presenciais, excluiria parcela de nossos estudantes das atividades letivas, o que não vem ao encontro do defendido pelo IFPR. Cabe ressaltarmos que a possibilidade de utilizarmos atividades em EAD não está completamente excluída, mas, neste momento, não é a melhor alternativa para a continuidade das atividades de ensino do Campus Coronel Vivida. 

Enfatizamos, no entanto, que atividades extracurriculares não obrigatórias, como proposição de grupos de debate online, clubes de leitura e envio de materiais que subsidiem/reforcem conteúdos já estudados, podem e devem ser mediadas pelos docentes, de modo que o contato com nossos estudantes permaneça e o incentivo aos estudos também. Reiteramos, no entanto, que essas atividades não são contabilizadas como reposição, nem mesmo avaliadas, mas servem como estímulo ao crescimento pessoal e profissional dos envolvidos. 

   Outro aspecto que nos preocupa é quanto aos auxílios financeiros que nossos estudantes recebem, os quais, por vezes, ajudam na manutenção de casa. No relativo aos auxílios recebidos por nossos estudantes, a manutenção do PACE (Programa de Assistência Complementar ao Estudante) está relacionado à frequência presencial do estudante às atividades escolar. Neste momento e com as atividades suspensas, o pagamento do auxílio não pode ocorrer. No entanto, como medida de emergência, o IFPR divulgará nos próximos dias informações sobre um auxílio emergencial, que servirá de ajuda às famílias neste momento de isolamento social. 

   No meio de tanta insegurança, nosso maior desejo é que estejamos abundantes em saúde física e saúde mental e que, no meio de tanta tragédia, tiremos alguma lição, algo que nos leve a refletir sobre nossas atitudes. Desejamos que todos possam ter muita força para lidar com este momento e que tenhamos sabedoria para enfrentar a situação.

Colocamo-nos à disposição para o necessário, estamos atentos para qualquer contato , sejam docentes, técnicos, psicóloga ou assistente social, e os endereços de email estão disponíveis nesse site.

Topo