Palestra com o tema “segurança de dados” conscientiza alunos sobre comportamento no mundo digital – Campus Avançado Coronel Vivida

O IFPR – campus avançado de Coronel Vivida recebeu, na segunda-feira, dia 19, palestra intitulada “Privacidade e proteção aos dados pessoais: marco legal e ações estratégicas” proferida pela doutora Laura Carvalhal, advogada e Data Protection Officer. A atividade foi organizada de forma interdisciplinar entre os componentes curriculares de Sistemas Gerenciais (ministrada pelo professor Lucas Colferai) e Segurança do Trabalho (ministrada pela professora Candida Leopoldino). O público-alvo foram os alunos dos terceiros anos dos cursos Técnico em Cooperativismo e Técnico em Administração.
De acordo com a professora Candida, a palestra foi importante para divulgar sobre a importância da privacidade e o cuidado com os dados pessoais. “O avanço da tecnologia trouxe inúmeras melhorias para a vida moderna, no entanto, também significou uma maior exposição das pessoas na internet. Nos últimos anos, estamos percebendo o quanto pode ser perigoso compartilhar dados pessoais nas redes. Por isso, a palestra foi de fundamental importância para a conscientização dos nossos alunos. Além disso, também possibilitou que eles conhecessem de maneiras mais aprofundada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promulgada em 2018”, explicou a professora Candida.
Conforme a palestrante, doutora Laura, a palestra apresentou aos estudantes a importância de o ordenamento jurídico brasileiro contar com uma legislação dessa natureza. “Hoje em dia a gente utiliza muitos aplicativos e realiza muitas compras vinculadas ao nosso CPF e ao e-mail pessoal. Nesse sentido, essa legislação é importante para normatizar as formas legais como as empresas podem ou não utilizar os dados que possuem dos seus clientes. Então, é uma legislação que garante um direito fundamental das pessoas, que nos dá segurança jurídica”, comentou Laura.
A palestra também abordou o comportamento no mundo digital. “Conversamos sobre a necessidade de que todos façam um uso consciente das redes sociais, sobre a responsabilidade ao compartilhar informações pessoais com empresas e indivíduos desconhecidos”, frisou a palestrante.

Texto: Lucas Carniel