Parceria entre IFPR, Prefeitura e Unicentro possibilita cursos de Inclusão Digital a idosos de Coronel Vivida – Campus Avançado Coronel Vivida

UNATI

Parceria entre IFPR, Prefeitura e Unicentro possibilita cursos de Inclusão Digital a idosos de Coronel Vivida

Publicado em

Copiado!

Cerca de 40 idosos de Coronel Vivida estão sendo atendidos com o curso de Inclusão Digital oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). As aulas estão sendo possíveis graças a uma parceria entre o campus do IF de Coronel, a Prefeitura e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná) por meio da UNATI, a Universidade Aberta à Terceira Idade.

As aulas no Instituto iniciaram na terça-feira, dia 13, e ocorrerão semanalmente. O professor Paulo Nunes, ministrante do encontro, explica que os conteúdos são importantes para possibilitar aos alunos o conhecimento de aplicativos dos seus celulares. “Passamos para eles alguns comandos básicos, mas muito importantes e úteis, tais como agenda telefônica e demais aplicativos. Com o tempo, trabalharemos de forma mais aprofundada alguns outros conceitos relevantes para conhecer melhor seus aparelhos”, explicou o professor.

Uma das alunas é Marli Gilioli, de 59 anos. Ela disse que teve interesse em participar das aulas no IFPR para ter acesso a novos conhecimentos do mundo digital. “Hoje em dia não importa a idade, a gente precisa sempre estar atualizada e participar das aulas no IF é uma forma de aprender coisas novas e importantes para nossa vida”, salientou.

Os encontros também contam com a participação dos estudantes dos cursos técnicos do Instituto, que atuam como monitores. Seis estudantes auxiliam os participantes do projeto na condução dos conteúdos repassados pelo professor. Além do auxílio, a participação deles também é importante na troca de experiências intergeracionais.

“Foi muito bacana participar das aulas porque além de ajudarmos na condução das aulas, conhecemos um pouco mais da vida deles. Está sendo uma experiência muito interessante”, comentou o estudante Kevyn Zornita de Quadros, do 3º ano do curso Técnico em Cooperativismo. A estudante Maria Clara Miglioranza também está achando a experiência muito enriquecedora. “São atividades muito inovadoras, porque podemos também aprender coisas novas enquanto ajudamos eles durante as aulas. Quando o professor fala alguma coisa, temos a oportunidade de contribuir com novas explicações para fazer eles entenderem os conceitos da tecnologia”, frisou ela, que também estuda no 3º ano de Cooperativismo.

Outras atividades
Além das aulas de Inclusão Digital, os idosos do município também podem participar do curso de Canto Coral, às segundas-feiras, oferecidas pela Prefeitura. As inscrições para participar da UNATI continuam abertas.

Topo