Participação do IFPR no IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte – Campus Avançado Coronel Vivida

NAC

Políticas públicas, formação de professores e o contexto das artes. Este é o tema do IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte, que acontecerá no período de 19 a 22 de abril de 2023. O evento, promovido pelo Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG), conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entre outras instituições do Brasil e da América Latina, será realizado presencialmente no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis (SC). Estudantes, professores de Arte da rede pública e artistas podem se inscrever gratuitamente até o início do evento.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do encontro. A programação do IV Encontro inclui o III Ciclo de Debates Formação e Arte nos Processos Políticos Contemporâneos e o I Encontro Nacional de Arte do Pibid e Residência Pedagógica. Os eventos acontecerão simultaneamente promovendo palestras, mesas e apresentações de trabalhos científicos.

A professora de arte, Dra. Katyuscia Sosnowski, do Campus Coronel Vivida, coordena o Núcleo de Arte e Cultura, faz parte do Observatório, e da comissão organizadora do evento. Ela participará da Mesa 4 – Desdobramentos da Arte Contemporânea da Universidade ao Ensino Básico, no dia 21 de abril, às 10h, para falar sobre os projetos de ensino e extensão realizados no Campus. A mesa também contará com a participação da professora Dra. Júlia Rocha Pinto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Além disso foi convidada à expor os trabalhos produzidos por seus estudantes no projeto IFCINE Cinema Para Pensar Espaço para Criar – Vídeo cartas do Paraná para a Paraíba (2022). A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

O Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG) é um projeto de colaboração entre pesquisadores da América Latina, que teve início em 2011. Atualmente, o projeto é composto por pesquisadores de 16 instituições de Ensino Superior, especialmente do Brasil e da Argentina. O objetivo do grupo é discutir os mais diversos aspectos constituintes da conjuntura de formação docente em Artes Visuais. O evento tem apoio da FAPESC e ao Programa de Residência Pedagógica ARTES