Plágio em tempos de Educação online – Campus Avançado Coronel Vivida

Plágio em tempos de Educação online

As condições impostas para dar continuidade às atividades escolares em tempos de isolamento social abrem precedente para o uso do teclado no lugar do caderno, o celular passa a ser a ferramenta mais útil e acessível para assistir e participar das aulas online. O acesso a um vasto universo de conhecimento nunca esteve tão fácil: basta um pequeno movimento dos dedos para abrir a internet e encontrar a informação perfeita. Porém, essa facilidade também traz riscos. Junto à insegurança do registro escrito, a “impunidade” cultural no Brasil com relação à propriedade intelectual cria um cenário propício para a prática do plágio, crime suavizado no imaginário popular do “cortar e colar”. Após 15 meses de ensino remoto utilizando a plataforma Moodle, os estudantes ainda usam o recurso do plágio para completar as atividades do ambiente online. No objetivo de mitigar o plágio e promover a educação para o mundo digital, realizou-se na quarta-feira, dia 23 de junho, uma fala especial sobre o assunto. As professoras Vera Lúcia de Albuquerque de Azambuja e Katyuscia Sosnowski colocaram em debate as situações de plágio mais recorrentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem com os estudantes do ensino médio. Com 134 participantes, a fala das professoras foi bastante provocativa, diversas questões foram colocadas no chat pelos estudantes presentes na videoconferência que teve duração de 2 horas. Está programada mais uma fala com um professor da UTFPR que tem pesquisa sobre o assunto nos próximos dias e temos planos de realizar conversas todos os meses sobre o assunto para dar uma formação contiuada sobre o assunto.