Plantando o Futuro – Pomar no Campus – Campus Avançado Coronel Vivida

Pomar

Plantando o Futuro – Pomar no Campus

Os alunos do Curso Técnico em Cooperativismo do Campus Avançado Coronel Vivida, juntamente com os servidores realizaram uma campanha de arrecadação de mudas de árvores frutíferas para iniciar um pomar no campus. Foram duas manhãs, nesse mês de outubro, de muito trabalho na preparação do solo e plantio das mudas na área do Campus do IFPR, em Coronel Vivida.
Foram plantadas 32 mudas frutíferas, entre elas, pêssego, framboesa, poncã, laranja, abacate, carambola, lichia, acerola, caqui e mexerica. O projeto motivado pelo Diretor Geral Professor Evandro Leonardi e pelo professor Paulo Fortes contou com a colaboração dos professores e estudantes auxiliando com mão de obra para a implantação do Pomar.
A implantação deste pomar possibilitará aos estudantes do campus o contato com espécies nativas, conhecimento sobre as espécies pertencentes ao ecossistema que recobre a região sudoeste do Paraná, bem como servirá de alimento para os estudantes nos períodos que estiverem no campus. O Pomar também poderá servir como campo de estudos para futuros projetos de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade.

Além do pomar outros projetos estão sendo gestados pelos estudantes e servidores do Campus, o terreno já está preparado para o plantio de amendoim e pipoca para consumo na VI IFESTANÇA de 2020. Estamos arrecadando sementes (principalmente de amendoim) e semana que vem iniciaremos o plantio em parceria com o pai da Camila (1º Coop). Uma horta/estufa também está nos planos futuros.