Atribuições – Campus Coronel Vivida

Atribuições

Atualizado em

Copiado!

A área de Tecnologia da Informação do IFPR Campus Avançado Coronel Vivida tem como principais atribuições:

  • Manter o ambiente computacional do Campus com recursos tecnológicos adequados ao seu desempenho e funcionamento, de acordo com os equipamentos disponíveis na unidade;
  • Fazer demandas e levantamentos referentes aos ativos de Tecnologia da Informação a fim de suprir as necessidades da unidade para o seu devido funcionamento;
  • Executar a instalação e realizar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de informática da unidade ou encaminhar para providências quando necessário;
  • Instalar os sistemas operacionais e programas nos computadores de todos os setores da unidade de acordo com as políticas de Tecnologia da Informação do IFPR;
  • Prestar suporte técnico e assessoria via central de chamados, atendendo às demandas exclusivamente de Tecnologia da Informação;
  • Auxiliar na manutenção corretiva e preventiva dos computadores do Laboratório de Informática e elaborar normas de uso quando necessárias, alinhadas com a Política de Segurança da Informação do IFPR;
  • Realizar os procedimentos necessários de segurança da informação, conforme diretrizes definidas pelas políticas de Tecnologia da Informação do IFPR;
  • Gerenciar a rede de comunicação de dados, garantindo a sua utilização e provendo o acesso à Internet;
  • Orientar os servidores e gestão da unidade quanto ao licenciamento de software e legislação vigente na área de Tecnologia da Informação;
  • Publicar a lista de softwares permitidos e utilizados nos computadores do Campus, evitando a instalação de cópias não autorizadas ou não licenciadas;
  • Realizar backups periódicos a fim de garantir a disponibilidade dos serviços locais de tecnologia da informação;
  • Preparar e fornecer relatórios detalhados e dados estatísticos, objetivando dar publicidade e transparência às ações realizadas pela área de Tecnologia da Informação do Campus;
  • Supervisionar as atividades de terceiros nas dependências do Campus, quando relacionadas à Tecnologia da Informação;
  • Zelar pelo cumprimento de políticas, procedimentos e normas institucionais de Tecnologia da Informação;
  • Estruturar documentações, processos, atividades, políticas de uso, normas e procedimentos de Tecnologia da Informação no âmbito do campus, sempre alinhado com as diretrizes gerais definidas pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI);
  • Propor alterações na sua forma de atuação com vistas à melhoria contínua dos serviços prestados;
  • Outras atribuições podem ser relacionadas, desde que estejam de acordo com a descrição da função do cargo no Manual de Competências do IFPR e não ferindo a Instrução Normativa SGD/ME nº 47, de 9 de junho de 2022.
Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.