Grêmio Estudantil promove evento sobre a importância da organização e do movimento estudantil – Campus Curitiba

Na última terça-feira (14), o Grêmio Estudantil do campus realizou em duas edições (manhã e tarde) um evento a respeito da experiência de fazer parte de uma organização estudantil secundarista, a importância das agremiações para os estudantes, o papel destas dentro de uma instituição de ensino e a força do movimento estudantil. A conversa visou incitar o interesse e participação ativa dos estudantes no processo eleitoral para nova diretoria da entidade, que está ocorrendo este mês.

Na primeira parte, proferiu fala a Vice-Presidente da atual gestão deste Grêmio, Ana Falkiewicz, que explanou a ideia do evento, a fundação da entidade no IFPR Campus Curitiba, o surgimento e trabalho da chapa União (cujo mandato encerrará neste semestre), além de compartilhar sua experiência na diretoria da agremiação. Em seguida, o ex-membro do Grêmio Estudantil Bernardo Szvarça e a atual Secretária-Geral, Eloisa Pissaia, contaram aos alunos sobre suas próprias experiências e aprendizados na gestão da entidade. O companheiro Klaus Foguel, estudante do IFPR Campus Paranaguá e Diretor de Escolas Técnicas da UPES (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas) explicou o papel do movimento estudantil em diferentes épocas da história do Brasil e o surgimento das organizações secundaristas nacionais e no Paraná, também contando sobre sua vivência. Finalizando, o presidente do GECEL  (Grêmio Estudantil César Lattes)entidade representativa dos estudantes de nível médio  da UTFPR, explanou como funcionou a atuação deste e da liderança estudantil na luta contra o fechamento do ensino técnico, pois, na semana passada, os colegas da UTFPR conseguiram garantir novo edital para processo seletivo mediante ocupação da Reitoria.

Pela tarde, além de contar novamente com as falas de Ana Falkiewicz e Bernardo Szvarça, a Presidente da atual gestão do Grêmio Estudantil, Marina Persegani, compartilhou suas experiências no cargo e a importância da organização e movimentação do corpo discente. Nosso outro convidado, Prof. Thiago Divardim, que leciona a disciplina de história no campus, contribuiu contando um pouco do que passou em Diretórios Acadêmicos e na diretoria do DCE da UEPG e ressaltou o valor do movimento estudantil como ferramenta de mudança dentro da instituição. Representando o Grêmio Estudantil da UTFPR (GECEL), os companheiros André Cavalheiro e Yasmin Sbalqueiro compartilharam a experiência na ocupação de sua Reitoria e o papel do GECEL nesta.

O Grêmio agradece à todos pela presença e contribuições. As informações do processo eleitoral estão disponíveis no site do campus, emails de turma e página do Grêmio.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato através do email gremio.curitiba@ifpr.edu.br.
Confira as fotos do evento: