IFPR Campus Curitiba inicia distribuição de alimentação escolar orgânica para estudantes – Campus Curitiba

estudantes

O IFPR Campus Curitiba está dando um passo importante em direção à promoção de uma alimentação saudável para seus estudantes. A partir de agora, a instituição passará a distribuir alimentos orgânicos adquiridos por meio da agricultura familiar, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A distribuição dos alimentos ocorrerá todas as quartas-feiras, nos horários de intervalo da manhã e da tarde. Os estudantes terão a opção de escolher entre suco de uva ou suco de laranja, acompanhados de bananas (in natura). Essa iniciativa visa garantir que os alunos tenham acesso a uma alimentação saudável e de qualidade durante o período escolar.

O que é o PNAE

O PNAE é um programa do governo federal que tem como objetivo principal promover o acesso à alimentação saudável para estudantes matriculados no ensino básico. Ao adquirir alimentos orgânicos da agricultura familiar, o IFPR Campus Curitiba contribui não apenas para a saúde dos estudantes, mas também para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.

A implementação dessa iniciativa é resultado do esforço conjunto da Direção-geral, da Direção de Ensino e da Direção de Planejamento e Administração do campus. O Diretor de Ensino, prof. Giancarlo, ressaltou a importância do PNAE para a educação, afirmando que “o programa contribui para o crescimento e desenvolvimento social. Uma instituição que oportuniza conhecimento, interação social e alimentação escolar, promove a permanência e êxito de seus estudantes. Ver o sorriso nos rostos de nossos estudantes tem um valor inestimável.

Cerca de 500 estudantes do ensino médio integrado serão atendidos por essa iniciativa. Além disso, o excedente de frutas será oferecido aos estudantes do ensino subsequente.

A Diretora de Ensino Superior e Subsequente, profa. Nadine de Biagi Ziesemer, destacou a importância das políticas públicas que apoiam a permanência dos estudantes, especialmente aqueles que são beneficiados por cotas. “É um desejo de todos no Campus que essa experiência cresça e que possamos ter alimentos mais dias para nossos estudantes”.

O diretor-geral do Campus Curitiba, prof. Adriano Willian da Silva Viana Pereira, expressou sua felicidade com a implementação desse programa. Ele ressaltou o esforço da equipe administrativa e de ensino do campus para viabilizar a distribuição da alimentação escolar, enfatizando que sem o empenho dos servidores, os estudantes não teriam sido contemplados. “Esse recurso é advindo do PNAE e é voltado a educação básica e sem esforço dos servidores não é executado e, dessa forma,  os discentes não são contemplados. Parabéns a todos os envolvidos neste processo, pois demonstra mais uma vez a grande preocupação com os estudantes”.

Com essa iniciativa, o IFPR Campus Curitiba reafirma seu compromisso com a formação e educação integral dos estudantes. A distribuição de alimentos orgânicos uma vez por semana é um primeiro passo importante para promover a saúde e o bem-estar dos estudantes, contribuindo para a permanência e sucesso acadêmico.