Aproveitamento de estudos anteriores e Certificação de conhecimentos anteriores – Campus Curitiba

alunos

Aproveitamento de estudos anteriores e Certificação de conhecimentos anteriores

Entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2020, estará aberto o período para solicitação de Aproveitamento de Estudos Anteriores e Certificação de Conhecimentos Anteriores.

Para as solicitações, o/a estudante deve estar matriculado/a no componente curricular para o qual solicita dispensa ou ainda não tê–lo cursado.

O QUE É O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES?

O Aproveitamento de Estudos Anteriores é o processo de aproveitamento de componentes curriculares cursados com êxito em cursos de nível médio, técnico ou graduação realizados anteriormente no IFPR ou em outra instituição de ensino. O aproveitamento só pode ser solicitado para cursos de mesmo nível de ensino (ex. cursou disciplina de curso superior e está matriculado atualmente em curso superior). É vedado o aproveitamento de estudos entre níveis de ensino diferentes.

O estudante que tenha frequentado curso superior e deseje aproveitar, nos cursos técnicos, os conhecimentos obtidos naquele nível de ensino deverá seguir os procedimentos de certificação de conhecimentos anteriores descrita adiante.

O QUE É A CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES?

A Certificação de Conhecimentos Anteriores refere-se à certificação de componentes curriculares do curso em que o estudante está matriculado no IFPR ou que ainda não tenha cursado, para os quais seja comprovado o domínio de conhecimentos adquiridos anteriormente pelo/a estudante.

Podem ser objetos de certificação os conhecimentos adquiridos no trabalho, em estudos não formais ou em estudos formais de diferentes níveis de ensino.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES – Documentos e procedimento:

• Solicitação na Secretaria Acadêmica do Campus mediante protocolo (no protocolo preencher no campo “outros”) e apresentação dos seguintes documentos:
  • Histórico Escolar completo das disciplinas cursadas com êxito em outro curso de mesmo nível de ensino;
  • Ementas (conteúdo programático) cursadas com êxito em outro curso de mesmo nível de ensino.
  • Na Secretaria Acadêmica do Campus, o estudante deverá apresentar as fotocópias e as originais dos documentos listados acima e indicar em quais componentes curriculares deseja dispensa, mediante aproveitamento.

CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES – Documentos e procedimento:

• Solicitação na Secretaria Acadêmica do Campus mediante protocolo (no protocolo preencher no campo “outros”) e relato da experiência profissional e/ou de educação formal ou não formal que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares (disciplinas) que deseja dispensa (ex. informações sobre sua experiência/atuação profissional e de educação não formal que tenha relação com os conhecimentos dos componentes curriculares (disciplinas) a serem convalidados; histórico escolar de componentes curriculares cursados com êxito de diferente nível de ensino).
  • Na Secretaria Acadêmica do Campus, o estudante deverá indicar em quais componentes curriculares deseja dispensa, mediante certificação.
  • A comprovação do domínio de conhecimento é feita através de aprovação em avaliação, composta de prova e entrevista, conduzida por uma comissão própria, a qual estabelecerá os procedimentos e os critérios de avaliação, de acordo com a ementa prevista no Projeto Pedagógico do Curso.

Texto elaborado pela Direção de Ensino