Artif chega em sua quinta edição trazendo arte e cultura para o IFPR. Confira a programação completa – Campus Curitiba

Artif

O Artif – Festival de Arte e Cultura é um evento institucional do IFPR Campus Curitiba, aberto e gratuito, que acontece todos os anos e é organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) em parceria com o Neabi Campus Curitiba.

Na edição 2020, e agora, na edição 2021, o evento será totalmente online, afinal, neste momento em que tudo está um pouco “de pernas para o ar”, não era hora de “fechar as cortinas”.

A ideia é a arte e cultura conectando pessoas, por isso salve a data e o horário das suas oficinas preferidas, pois nesta sexta-feira, dia 01 de outubro, é dia de Artif. Confira a programação completa, que inclui a edição do Artifinho, que propõe ações artísticas e culturais para crianças a partir dos 5 anos.

O Artif é uma oportunidade de socializar e contribuir para a valorização e a difusão da Arte e da Cultura que circulam e movimentam o campus durante todo o ano.

Fique atento à programação

Você poderá assistir os blocos das diferentes manifestações artísticas pelo canal do NAC IFPR Campus Curitiba no Youtube. São cinco blocos: artes visuais, literatura, dança, teatro e música. A programação também conta com a apresentação cultural “Mas será o Benedito?”, às 18h e os tão esperados momentos de interlocução com o Spotted ao vivo.

Para participar de qualquer das 14 oficinas, você pode se inscrever até a véspera do evento, dia 30 de setembro.

Programação Artifinho 2021

Artifinho – Ação 1: Confecção de dobradura de gatinhos sobre o livro “Era uma vez um gato xadrez”, uma versão em palitoches. Ofertada por Viviani Cristina de Souza Ribeiro e  Laura de Fátima Ferreira Strapasson, estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Será realizada às 14h e terá uma duração de 30 minutos.

Artifinho – Ação 2: Confecção de peteca com material reciclável (sacola plástica). Ofertada por Rosana Aparecida Bergamo Pinto, graduada em Pedagogia, pós graduada em Alfabetização e Letramento. Será realizada às 14h30 e terá uma duração de 30 minutos.

Artifinho – Ação 3: El arte de los susurradores. Ofertada por Virginia Candarle y Adrian Cardozo, ambos são argentinos, residem na cidade de Chajarí, Provincia de Entre Rios. São poucas as vagas, apenas 20. Será realizado às 16h e terá uma duração de 50 minutos.

Programação Artif 2021

(Atenção: As oficinas 1, 2, 3, 4 e 5 serão realizadas às 16h de forma online e com duração de 50 minutos)

Oficina 01: Quando o bastante não é suficiente. Raina Costa Santos, atriz e artista visual que mistura teatro, vídeo, fotografia e performance.

Oficina 02: A Casa de Noite Eterna. Ofertada por Domingos Coelho, professor da Universidade de Brasília (UnB).

Oficina 03: O caminho do artista – práticas para a criatividade. Ofertada por Ximena Morais, Comunicóloga, Bacharel em Direito, Mestre em Planejamento Público.

Oficina 04: A arte e a cultura como facilitadores na alfabetização e literacia de pessoas adultas. Ofertada por Lina Santos, animadora, Projeto Letras Prá Vida; Dina Soeiro, docente do Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Projeto Letras Prá Vida; Silvia Parreiral, docente do Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Projeto Letras Prá Vida; Carla Patrão, docente do Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Projeto Letras Prá Vida.

Oficina 05: Tá na hora do Forró!. Ofertada por Letícia Leandro, estudante de Administração na UTFPR.

(Atenção: As oficinas 6, 7, 8, 9, 10 e 11 serão realizadas às 19h de forma online e com duração de 50 minutos)

Oficina 06: O Tango do ontem nos dias de hoje. Ofertada por Fábio Romani Verardi, radialista e promotor cultural.

Oficina 07: Maquiagem Descomplicada. Ofertada por Kerolen Martins Cruz Alvarenga, aluna do Curso Técnico Subsequente de Eventos.

Oficina 08: Introdução a jogos e exercícios teatrais. Ofertada por Bruna Natasha Frari e Brenda Felipeti. Temos apenas 24 vagas.

Oficina 09: Criação poética/visual com o Transtexto. Ofertada por Dan Porto, artista, escritor e professor.

Oficina 10: Como fazer Lettering. Ofertada por Luiza Cristina de Oliveira Franco, artesã e pintora.

Oficina 11: Oficina de Miniatura de Biscuit. Ofertada por Gabriela Pereira Soboll, artesã e Lis Andrea Pereira Soboll.

Se você faz parte do respeitável público, fique atento/a aos canais de divulgação do Artif 2021 ”Conectando Arte e Pessoas”

Confira todas as opções, formulários de inscrições e informações sobre as oficinas:

E para você que se inscreveu para participar das oficinas, não esqueça de seguir as orientações. Verifique se:

• Você já preparou o material que será necessário para a oficina;
  • Recebeu o link para acessar o Google Meet em que as oficinas serão ofertadas;
  • Faça tudo com calma. Com antecedência fica mais fácil de se organizar.

Para saber mais, confira as redes sociais do NAC IFPR Campus Curitiba:

Canal Youtube: https://bit.ly/naccuritiba
Instagram: @nac.curitiba – https://www.instagram.com/nac.curitiba/