Brigada de Emergência do IFPR Campus Curitiba realiza seu primeiro treinamento – Campus Curitiba

Brigada de Emergência do IFPR Campus Curitiba realiza seu primeiro treinamento

Sob a supervisão do professor Rodrigo Kanning, a Brigada Escolar de Emergência do IFPR Campus Curitiba realizou o seu primeiro treinamento no último sábado (17). O treinamento ocorreu no pátio do Campus Curitiba e contou com a presença de servidores voluntários, que demonstraram interesse em atuar como brigadistas.

Foram abordados conceitos sobre combate a incêndios, além de ter sido realizado o treinamento teórico e prático de primeiros socorros.

Conforme previsão federal, através da Lei 6514/77 (regulamentada pela Portaria 3214/78 e por meio da NR 23), bem como da orientação do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, em consonância com diretrizes da ABNT, é obrigatório a criação da Brigada em âmbito escolar.

O professor Rodrigo Kanning compartilhou uma planilha com os servidores do Campus Curitiba, com o objetivo de cadastrar os servidores interessados em participar da Brigada. Já foram cadastrados 39 servidores, mas ainda é necessário o cadastro de mais 36 voluntários para compor o quadro total da Brigada.

Os participantes não terão que permanecer na escola fora dos seus horários normais de trabalho. A ideia é ter um grupo de pessoas capacitadas para auxiliar nossos colegas de trabalho e alunos em caso de eventuais emergências, tais como em acidentes, incêndios e evacuação da instituição, visando garantir a vida e ao patrimônio.

O próximo treinamento ocorrerá na próxima segunda-feira (26/10), das 13:30 às 17:30h, no Campus Curitiba.

Saiba mais sobre a Brigada do IFPR Campus Curitiba:

As fases de implantação serão compostas por:

Fase 1 – Cadastro dos servidores voluntários a participar da Brigada;

Fase 2 – Treinamento teórico de combate a incêndios e treinamento teórico e prático de primeiros socorros;

Fase 3 – Treinamento prático de combate a incêndios em empresa especializada;

Fase 4 – Treinamento de evacuação;

Fase 5 – Realização de simulados semestrais de evacuação total do IFPR.

Vai funcionar em algum local físico? Onde?

A Brigada não tem local específico para permanecer, ela é composta por servidores lotados em seus locais de trabalho, porém capacitados em atuar na prevenção e combate a incêndios, abandono de área e primeiros socorros, visando garantir a integridade física e do patrimônio até a chegada do socorro especializado.

É necessário quantos servidores para compor a brigada?

A Brigada de Emergência do IFPR será composta por 75 brigadistas divididos em 3 turnos (manhã, tarde e noite).

Os treinamentos serão quando e quais horários?

– Dia 17.10.15 (sábado),  das 08:00 às 17:00h, no Campus Curitiba.

Teóricos de combate a incêndios;

Teóricos e práticos de primeiros socorros.

– Dia 26.10.15 (segunda-feira), das 13:30 às 17:30h, no Campus Curitiba.