Campus Curitiba realizou Formação Pedagógica e Planejamento Coletivo – Campus Curitiba

Campus Curitiba realizou Formação Pedagógica e Planejamento Coletivo

Entre os dias 24 e 26 de julho aconteceu no Campus Curitiba a segunda “Formação Pedagógica e Planejamento Coletivo” de 2023. Segundo a Coordenadoria Pedagógica e de Apoio ao Estudante, o objetivo do evento foi o de que todos os agentes de educação do campus projetassem o período letivo e os objetivos educacionais retomando os valores da instituição, para o segundo semestre de 2023.

A Formação Pedagógica, cujo tema foi “Escola acolhedora: um espaço para todos”, abordou pontos como a importância do trabalho de cada um para o desenvolvimento da instituição e para o sucesso escolar.

Na segunda-feira (24), a Coordenadoria Pedagógica abriu o evento, seguida da apresentação cultural realizada pelo grupo “Me dá o papel”. Posteriormente, o Diretor-Geral do campus, professor Adriano Willian, expôs sua palestra “Somos todos Educadores” ao público presente.

Ainda no primeiro dia, Rogério Siqueira, Diretor de Planejamento e Administração do Campus, falou sobre “A importância do setor administrativo para as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação dentro do IFPR”, seguido da Mediação “A escola sob o olhar dos terceirizados”, realizada pelo professor Adriano Willian. Por fim, o dia inicial contou com a presença do Núcleo Sindical de Base Curitiba (Sindiedutec) e com a palestra do Psicólogo e Coordenador da Editora IFPR, Elisson Mildemberg, que expôs “Algumas considerações psicanalíticas na práxis da EPT”. À noite, houve o “Planejamento Coletivo: Colegiados de Cursos / Setores de Ensino”.

Na terça-feira (25), o encontro teve café coletivo, oficinas pedagógicas e a atração cultural “Bibliocanto”. Já na quarta-feira (26), dia do encerramento do evento, houve discussões em grupo sobre os “Desafios do processo educativo: discussão de situações-problema”, apresentação sobre os laboratórios do Campus, além do “planejamento coletivo: colegiados de cursos/ setores de ensino”.

Para o Diretor de Ensino, prof. Giancarlo, “as diversas oficinas, palestras e atrações culturais fizeram do evento um espaço formativo, permitindo que todos se reunissem para projetar um semestre letivo de ainda mais qualidade”.