Comunicado sobre manutenção da fase 3 no Campus Curitiba – Campus Curitiba

Comunicado sobre manutenção da fase 3 no Campus Curitiba

De ordem da Direção Geral do Campus Curitiba do IFPR, segue o presente comunicado:

Considerando o cenário atual de transmissão da covid 19 e da gripe influenza em Curitiba, que tem provocado um aumento expressivo da busca de atendimento básico de saúde, inclusive com o cancelamento dos procedimentos eletivos,  e considerando que uma parcela expressiva de nossos estudantes e servidores, apesar de estarem vacinados total ou parcialmente,  utilizam o transporte público, comunicamos que:

1)     A equipe diretiva do Campus Curitiba, após acompanhamento do cenário sanitário nas últimas semanas, decidiu pela preservação da Fase 3 para este último ciclo do ano letivo 2021. Essa decisão resguarda estudantes, familiares, comunidade e servidores de nossa instituição.

2)    Diante deste cenário, informamos que o processo didático pedagógico de nossa instituição (em especial, os horários de aulas) “voltarão” a seguir o modelo da Fase 3 e, sua organização online, que já vinha sendo realizada desde o início do ano letivo 2021, até o final de dezembro de 2021. Ou seja, voltam a serem válidos os horários anteriores a última organização divulgada e que foi promovida para o início de aulas pós férias.

Dessa forma, a partir de 24 de janeiro, manteremos no campus Curitiba a fase 3 do plano de contingências (https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2021/09/plano-retomada-corrigido-30.08.pdf), isto é:

Retorno das atividades acadêmicas práticas presenciais, envolvendo estudantes e professores, desde que devidamente organizado por revezamento de turmas, seguindo critérios definidos pela gestão de ensino, pesquisa e extensão de cada unidade, de acordo com as orientações da Pró-Reitoria de Ensino;

Áreas comuns: manter o distanciamento social;

Retorno gradativo das atividades de pesquisa e extensão que possam ser executadas com distanciamento físico, seguindo critérios definidos pela gestão de ensino, pesquisa e extensão de cada unidade;

Retorno de servidores que não constituam grupo de risco e atuem em setores essenciais à realização das atividades acadêmicas.

Planejamento de espaços a serem utilizados, de horários e fluxos de atividades, por parte dos gestores das unidades, para acionamento da Fase 4;

Aulas e trabalho remoto são mantidos parcialmente para preservar o distanciamento físico.

Dessa forma, as atividades práticas continuam sendo presenciais com revezamento das turmas e os setores administrativos e pedagógicos continuarão funcionando por escala, com revezamento dos servidores que não compõem o grupo de risco indicado na IN 90/2021.

Atualmente, o município de Curitiba está na bandeira amarela bandeira com relação a situação da pandemia de covid 19 (https://mid.curitiba.pr.gov.br/conteudos/coronavirus/bandeiras/ap_protocolos_amarela_13012022-172248.pdf)

A Direção continuará acompanhando a evolução do cenário da covid 19 e gripe influenza em Curitiba e região metropolitana para definir, em conjunto com a comunidade acadêmica, o avanço para as demais fases do plano de contingências.

Atenciosamente,