Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (IFPR) realiza série de vídeos em parceria com o LAPEDUH (UFPR) – Campus Curitiba

Educação

Confira a seguir matéria produzida pela coordenação do projeto:

Em 2018 o LAPEDUH – UFPR e o IFPR (Campus Curitiba) realizaram em parceria um projeto experimental de divulgação das discussões realizadas em cursos de extensão voltados a formação de professores e professoras de história das redes municipal e estadual de ensino. Como todos os envolvidos participaram de forma voluntária só conseguimos finalizar essas versões experimentais agora em 2019.

O material lançado no canal do YouTube do LAPEDUH  é resultado da relação entre projetos de pesquisa e de extensão envolvendo o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH – UFPR), o Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) e as redes públicas de Educação do Município de Curitiba (SME) e do Estado do Paraná (SEED – PR). Trata-se de uma proposta experimental com o intuito de dar publicidade aos trabalhos realizados por professores e professoras da escola básica que participaram de cursos de extensão voltados a formação continuada de historiadores docentes.
Nessa primeira experiência foram realizadas três gravações relacionadas aos temas dos cursos realizados em 2017 e 2018 que tiveram temáticas comuns relacionadas aos “temas sociais controversos”, assim como da “Burdening History” discutidos de acordo com referenciais da Educação Histórica.

Os projetos envolvidos foram:

1 – Projeto de pesquisa APRENDIZAGEM HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: TEORIA, FILOSOFIA E PRÁXIS – POSSÍVEIS ABORDAGENS REFERENTES A TEMAS SOCIAIS CONTROVERSOS. Coordenado pelo professor Thiago Augusto Divardim de Oliveira do IFPR (Campus Curitiba).

2 – Projeto de Extensão EDUCAÇÃO HISTÓRICA E TEMAS CONTROVERSOS DA HISTÓRIA: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO. Realizado em parceria entre o LAPEDUH – UFPR e o IFPR (Campus
Curitiba), sob coordenação da professora Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt.

3 – Projeto de Extensão (TEC VÍDEO) – Coordenado pela professora Elizabete dos Santos (IFPR – Campus Curitiba). Esse projeto simula uma agência para o estágio de estudantes do Curso Técnico Subsequente em “Produção de Áudio e Vídeo” e ajuda a dar publicidade a outros projetos de pesquisa e de extensão do IFPR (Campus Curitiba).

Esperamos realizar mais vídeos compartilhando experiências de historiadores docentes no intuito de valorizar o diálogo entre a Universidade e a Escola, assim como a relação entre a teoria e a práxis. Desde já agradecemos a atenção e o diálogo com possíveis interlocutores. Assim como agradecemos especialmente aos professores e professoras envolvidos nesse projeto!

REALIZAÇÃO
IFPR – PAV (Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo)
UFPR – LAPEDUH (Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica)

Direção