Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica para Projeto de Física – Campus Curitiba

Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica para Projeto de Física

O professor Bruno Felipe Venancio do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba torna público a abertura de inscrições para seleção de alunos regularmente matriculados em cursos técnico integrado ao ensino médio do Campus Curitiba para concorrer a Bolsa de Iniciação Científica Jr., conforme a Chamada Interna Específica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic Jr. IFPR/CNPq no 01, modalidade ensino médio, vinculado ao Edital Unificado de Pesquisa n. 03/2023 – Dipe/Proeppi e seus resultados, destinado a conceder auxílio financeiro ao ao estudante para fomento à pesquisa.

Sobre o Projeto

Nas duas últimas décadas o uso de aparelhos como smartphones e tablets tem ganhado cada vez mais espaço em nosso cotidiano, estando inclusive cada vez mais presentes na realidade dos estudantes. Contudo, em várias circunstâncias, o uso desses dispositivos em sala de aula por estudantes chega a ser considerado um problema, o que representa um desafio a ser enfrentado por instituições de ensino e professores. Assim, torna-se um desafio a incorporação dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto tem por objetivo identificar aplicativos que não tenham sido desenvolvidos especificamente para fins educacionais, que podem ser adaptados para serem empregados no processo de ensino e aprendizagem de ciências, em especial da Física, visando instrumentalizar a escola e professores para o uso em atividades de ensino e aprendizagem. No contexto de sua execução, o projeto prevê o desenvolvimento de atividades vinculadas a conteúdos escolares que, de alguma forma, estão relacionados à funcionalidades dos aplicativos estudados. Espera-se ainda que as atividades propostas favoreçam a conexão de conceitos científicos à características peculiares à região em que o campus se localiza. O principal resultado esperado pela equipe que integra o projeto, é o estímulo ao desenvolvimento de alternativas metodológicas para o ensino de ciências em espaços formais ou informais, tanto para uso em aulas ou projetos de ensino no IFPR, quanto para o desenvolvimento de ações de capacitação de professores.