Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia em Porto Alegre – Campus Curitiba

Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia em Porto Alegre

Entre os dias 9 e 12 de dezembro alunos do curso Técnico em Processos Fotográficos e Eletrônica fizeram viagem técnica a cidade de Porto Alegre. Lá participaram de visita guiada no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e conferiram a exposição “12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul” e as belezas do Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção. Conheceram a fauna local com visita ao Parque Zoológico no município de Sapucaia do Sul e a flora com visita no Jardim Botânico da capital gaucha, onde tiveram informações sobre museografia e educação ambiental no Museu de Ciências Naturais e serpentário anexo ao museu. Conheceram também o Centro Histórico da cidade com o famoso Mercado Público e a Prefeitura Municipal com a sua arquitetura do século XIX. Ainda no centro visitaram Centro Cultural Santander, o Memorial do Estado e a Casa de Cultura Mario Quintana. O ponto máximo da visita, de acordo com o professor Adriano W. da Silva, foi a visita interativa e dinâmica no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Este Museu é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes espaços de divulgação científica na área das Ciências e Engenharias. Neste ambiente é possível que o visitante faça uma imersão no mundo da eletricidade, da enfermagem, da microbiologia, da mecânica, da óptica, dentre outras áreas. Trata-se de um ambiente que aguça a curiosidade de todos, sendo impossível, de acordo com o professor, ficar inerte e indiferente ao que está exposto. A exposição convida todos os participantes a participarem das diversas experiências cientificas.
Por fim, os alunos tiveram também a oportunidade de fazer uma passeio de barco pelo Lago do Guaiba, conhecendo um dos pontos turísticos mais interessantes da Grande Porto Alegre, repleto de ilhas, sendo que uma delas foi cenário de inspiração para o curta-metragem Ilha das Flores, ganhador do Urso de Prata, em 1990, no Festival de Berlim. O professor Adriano enfatiza que com esta atividade, mais uma vez os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver um “olhar crítico” além dos livros e dos manuais didáticos, estimulando a curiosidade e ampliando a visão de mundo de todos.