Equipes do Campus Curitiba conquistam medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil – Campus Curitiba

Prêmios

Na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) a competição iniciou a 1ª fase, em maio, com 28,1 mil estudantes divididos em 9,3 mil equipes.

O Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, contou inicialmente com a participação de 12 equipes, sendo que duas delas chegaram à 6ª fase e à etapa final da competição. Ao todo 415 equipes distribuídas por vários estados brasileiros chegaram à final.

No dia 12 de setembro de 2021 foi realizada a cerimônia de divulgação do resultado final desta edição. Sob a orientação do Professor Denilson Schena (medalhista pelo segundo ano consecutivo), a equipe Montenegro formada pelas estudantes Giovanna Guilherme Iancoski, Maria Júlia Biesemeyer e Mayumi Addad Ishida, todas estudantes do curso de Petróleo e Gás 2, conquistou a medalha de bronze.

Já a equipe Órion, sob a orientação do Professor Thiago Augusto Divardim de Oliveira, composta pelas estudantes Ana Clara Osinski, Bruna Pasda e Yasmin Lopes dos Santos, do curso Processos Fotográficos 2, foi premiada com a medalha de cristal. Contamos com participação de Ana Camille Kroin,
estudante egressa do Campus Curitiba e atualmente acadêmica do curso de História (UFPR), que atuou como monitora nesta edição, e ainda com os estudantes Anderson Rangel de Oliveira (PTG 3) e Bruno Borel (INF3).

Durante os meses em que se desenvolveram as atividades relacionadas a ONHB (2021) os professores se reuniram de maneira remota com as estudantes e realizaram processos de orientação coletiva. Esse trabalho envolveu outras docentes do IFPR (Capanema e Astorga), assim como suas respectivas equipes. Além de docentes que foram convidados para auxiliar no processo formativo das equipes envolvidas.
Nas orientações coletivas, assim como ao longo da ONHB, o interesse das estudantes em participar de outros projetos que dessem continuidade aos aprendizados ficou latente. De acordo com os professores, com base no interesse manifestado pelos estudantes em dar continuidade aos trabalhos e aprendizagens coletivas, serão apresentados projetos que possibilitem a participação dos estudantes em pesquisas e grupos de estudos, que servirão tanto como preparação para as próximas edições da olimpíada de História, quanto para a formação numa perspectiva integrada.

Os interesses dos estudantes evidenciam a necessidade de valorizar e expandir as pesquisas voltadas às ciências humanas e, nesse caso especialmente da História, no âmbito do ensino médio em geral, assim como no caso do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Em tempos de ataque às ciências e a educação emancipatória, o interesse de jovens pela compreensão historicizada da realidade é um motivo de alegria e um desafio instigante para o desenvolvimento de novos trabalhos em diálogo aproximado
com as/os estudantes.

Texto: Organização ONHB Campus Curitiba