Estudantes de Enfermagem realizam visita técnica à clínica Unirim – Campus Curitiba

estudantes

Estudantes de Enfermagem realizam visita técnica à clínica Unirim

No dia 19 de setembro, os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem realizaram uma visita técnica à Clínica Unirim, pertencente ao Grupo Instituto do Rim Paraná. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma vivência prática em uma instituição que realiza Terapia Renal Substitutiva (TRS) para a depuração do sangue por meio de uma máquina que desempenha a função de um rim extracorpóreo. Dessa forma, os estudantes puderam conhecer as atribuições dos técnicos de enfermagem durante o procedimento.

Os estudantes foram acompanhados pela Professora Telma Pelaes de Carvalho. Após a visita técnica, foi realizada uma roda de conversa com a Enfermeira Suelen Pereira Cordeiro, responsável técnica do grupo, para que os alunos pudessem discutir sobre as particularidades no atendimento e nos cuidados de enfermagem aos pacientes com falência renal.

Ao final da visita, os alunos ficaram bastante entusiasmados com a experiência vivenciada na clínica, expressando nossos agradecimentos à Profa. Cristian Carla Aparecida Volski Cassi pela intermediação da visita e por sua conversa com nossos alunos no campus.

“O que pudemos aprender nessa visita é que a falência renal pode ocorrer de várias formas, principalmente nos casos recorrentes de cálculos renais. Suas causas devem ser investigadas, uma vez que pode ser um tipo de alteração metabólica que ocasiona a sua formação. A ingestão de líquidos, preferencialmente água, deve ser priorizada. A hipertensão (pressão alta) é uma doença muito comum na população mundial, sendo uma doença silenciosa, muitas vezes sem sintomas, mesmo nos casos mais severos. Pessoas com diabetes tipo 1 e 2, caracterizada pela elevação nos níveis de glicose (açúcar) na corrente sanguínea, são as principais causadoras da falência renal. Toda a população deveria ter acesso ao exame de creatinina, que é um exame de sangue que indica como está o funcionamento dos rins”, destacou a Profa. Telma.