Estudantes do IFPR – Campus Curitiba alcançam medalhas e menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências – Campus Curitiba

Prêmios

No dia 22 de janeiro de 2021, ocorreu, de forma virtual, a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências 2020, e 17 estudantes do IFPR Campus Curitiba participaram desta fase. A comunidade acadêmica do Campus Curitiba está em festa diante do resultado final, divulgado na quinta, dia 26 de fevereiro, pois nesta edição tivemos um resultado bastante importante, com medalhistas e menções honrosas:

· Menção Honrosa:

VERONICA CRISTINA PAPARELLA (Processos Fotográficos 1)

RAFAEL FULGENCIO ROSARIO DA CRUZ (Informática 1)

· Medalha de Bronze:

LUIS GUSTAVO GODOY MATOS (Petróleo e Gás 2)

LUCAS TOTTENE GARCIA (Contabilidade 3)

· Medalha de Prata:

EDUARDA ANTUNES KLOSS (Petróleo e Gás 1)

GIOVANNA IANCOSKI GUILHERME (Petróleo e Gás 1)

MILENA VIRGÍNIO BASTOS (Eletrônica 1)

· Medalha de Ouro:

GUSTAVO DE PAULA BORTOLAN (Petróleo e Gás 1)

JOÃO PEDRO GAVA RIBEIRO (Mecânica 3)

Parabenizamos a todos e todas pelo desempenho e participação. Agradecemos, em especial, o professor Ezequiel Burkarter pela organização deste evento no Campus Curitiba. O resultado da ONC 2020 encheu de alegria a comunidade do Campus Curitiba.

Em breve serão divulgadas as informações sobre a cerimônia de premiação.

A Olimpíada Nacional de Ciências – ONC, uma ação do MCTIC através da Coordenação Geral de Popularização da Ciência, organizada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ), do INSTITUTO BUTANTAN, da SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA (SAB) e da Universidade de Campinas (UNICAMP). As provas da ONC tratam de temas de Biologia, Física, Química, Astronomia e História. Assim como aconteceu nos anos anteriores, o convite sempre é feito para todas as turmas do campus, portanto não há um grupo específico.

A participação em olimpíadas de conhecimento tende a contribuir para o processo de popularização da ciência e para aumento do interesse dos estudantes por estudos mais avançados, despertando inclusive talentos para carreira científica. Em universidades e instituições de pesquisa, há muitos relatos de pesquisadores que se engajaram na carreira científica a partir da participação de olimpíadas do conhecimento como a ONC. Considerando as características que norteiam a atuação do IFPR, é importante que nossa instituição ofereça essas oportunidades aos nossos estudantes.

Outras informações sobre a Olimpíada Nacional de Ciências podem ser encontradas em: https://onciencias.org/

Texto: Organização da ONC do Campus Curitiba