Fortalecendo a Voz e o Papel das Mulheres: Marcha e Seminário em Curitiba – Campus Curitiba

Fortalecendo a Voz e o Papel das Mulheres: Marcha e Seminário em Curitiba

O Núcleo Sindical de Base Curitiba do Sindiedutec tem o prazer de convidar toda a comunidade interna e externa do IFPR Campus Curitiba a se juntar a nós nas atividades dedicadas ao mês da mulher. No dia 8 de março, celebraremos o Dia Internacional da Mulher, uma data emblemática de luta das mulheres trabalhadoras em todo o mundo. Este ano, a tradicional marcha das mulheres de Curitiba e região metropolitana ocorrerá na sexta-feira, dia 08 de março, com o tema “Por uma cidade que nos mantenha viva e um território que nos pertença“. A concentração terá início às 15h, seguida por uma caminhada às 19h. Junte-se a nós para celebrar e reafirmar a importância das mulheres em nossa sociedade!

“MMC: Meninas e Mulheres na Ciência” promove debate em março,

Em meio à celebração e reflexão sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres, no dia 14 de março, um seminário interinstitucional buscará ampliar a discussão sobre o papel das meninas e mulheres na ciência. Sob o tema “Meninas e Mulheres na Ciência: O Protagonismo Feminino na Pesquisa e na Extensão”, o evento visa estimular e destacar a participação feminina em áreas científicas e acadêmicas, promovendo maior visibilidade e reconhecimento do seu papel nesses campos essenciais.

O evento explorará as dificuldades enfrentadas por mulheres na produção científica, já desafiadora por si só, mas ainda mais complexa para aquelas que são negras e provenientes de camadas menos favorecidas da sociedade. Contaremos com a participação de duas convidadas especiais: a professora e cientista social, Neli Gomes da Rocha (PUCPR), e a professora, médica e assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Julieta Palmeira. Além disso, representantes de renomadas instituições de ensino, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal (IFPR), estarão presentes para enriquecer o diálogo sobre a importância da equidade de gênero no ambiente acadêmico e a valorização das mulheres na Educação Pública.

A atividade é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec), Núcleo Sindical de Base Curitiba ( Sindiedutec), Coletivo de Mulheres do Sindicato de Engenheiros do Paraná, União Brasileira de Mulheres (UBM), , com o apoio da União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).

PROGRAMAÇÃO

O seminário contará com apresentações culturais do Grupo Tô Dentro, audiovisual e performance cênica do Grupo Em Cena IF do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba e uma exposição de feirantes.

Detalhes do Evento:

Data:14 de março | Horário: partir das 17h00

Local: Auditório do Setor de Educação – UFPR, Auditório Eny Caldeira.

A participação no seminário será certificada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e contará como horas complementares.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail comunicasindiedutec@gmail.com.br.

Participe! inscreva-se clicando aqui

Texto enviado pelo Núcleo Sindical de Base Curitiba do Sindiedutec