Leonardo Miranda, estudante do IFPR, conquista medalhas na Copa Internacional de Framerunning – Campus Curitiba

O atleta Leonardo Fagundes Rosemback Miranda, calouro do curso de Eletromecânica e formado no curso Técnico em Condomínio do Campus Curitiba, conquistou medalhas na Copa Internacional de Framerunning (Petra).

A competição foi disputada na cidade de Frederiksberg, na Dinamarca, no período de 09 a 18 julho de 2022. Leonardo Miranda representou a seleção brasileira da modalidade.

O Framerunning é um esporte do atletismo praticado por pessoas com deficiência no qual o atleta utiliza um triciclo adaptado apelidado no Brasil de Petra.

Participante do projeto de pesquisa Papa-Léguas do IFPR, coordenado pela professora Vanessa Vogt e pela vice-coordenadora Daniella Rosa, no qual desenvolvem equipamentos para mobilidade urbana com base no esporte Framerunning, Leonardo Miranda começou a praticar o esporte há 8 meses. A dedicação ao esporte e os excelentes resultados conquistados em campeonatos regionais o fez ser convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Na Copa Internacional conquistou os seguintes resultados:

1º lugar nos 5000 m

2º lugar nos 400 m

3º lugar nos 200 m

4º lugar nos 100 m

Além dos estudos e pesquisas realizadas no IFPR, Leonardo Miranda é professor doutor do curso de Engenharia Civil da UFPR, formado em Tecnologia de Negócios Imobiliários pela UFPR e estudante no curso de Gestão Pública da UFPR. Em 2017, teve um traumatismo craniano quando treinava no acostamento da BR-116 para fazer uma prova de meio Iron Man. Desde então, com muita luta e dedicação, não parou de estudar e buscar novas conquistas.

“Leonardo ainda não consegue mensurar os resultados do seu feito em tão pouco tempo. Sua história é motivadora servindo de motivação para todos nós do IFPR”, comenta a professora Vanessa Vogt, que também é sua esposa.

O IFPR deseja que esse seja apenas o início das vitórias na vida de atleta de Leonardo Miranda. Nos sentimos orgulhosos de saber que fazemos parte desse processo. Parabéns Leonardo!