Medidas de prevenção contra o Coronavírus – Campus Curitiba

Medidas de prevenção contra o Coronavírus

Diante do panorama atual que vivenciamos sobre o novo coronavírus, o Colegiado do Curso Técnico em Enfermagem do IFPR Campus Curitiba, vem por meio deste alertar a comunidade acadêmica do IFPR com relação às medidas de prevenção da propagação do vírus. O vírus já chegou no Brasil e são quase 500 casos suspeitos até o momento. A grande preocupação está na facilidade de transmissão e circulação deste vírus.

No entanto, não há motivos para pânico. Ações simples desenvolvidas no dia-a-dia podem evitar a propagação desta e outras doenças respiratórias.

Mas pensando principalmente em nosso ambiente escolar, como prevenir a propagação do vírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando as 7 regiões indicadas na figura abaixo. Se não houver água e sabão, o álcool à 70% pode ser utilizado;
  • Evitar deixar as salas de aula sem circulação de ar. Abrir sempre que puderem portas e janelas;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver com sintomas gripais, até que o diagnóstico seja confirmado;
  • Cobrir boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar e jogá-lo no lixo após o uso;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, utilizando álcool à 70%;
  • Cumprimentos sem beijos e sem aperto de mão agora são bem-vindos, e ninguém vai achar antipatia!

IMPORTANTE: o álcool comprado nos supermercados comuns (92,8º INPM) não é efetivo para a desinfecção de objetos e superfícies, nem mesmo para a antissepsia das mãos. O álcool correto para esta finalidade é o 70% (70º INPM), encontrado em farmácias e lojas de artigo médico-hospitalar.

Vamos nos unir e tentar minimizar o máximo possível a propagação do coronavírus!

O Colegiado do Curso Técnico em Enfermagem se coloca à disposição para demais esclarecimentos e auxílios.

Para dados atualizados sobre o número de casos suspeitos e confirmados no Brasil e no mundo, acesse: https://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#COVID-19-brazil.

Maneira correta de higienização das mãos:

Informativo elaborado pelo Colegiado do Curso Técnico em Enfermagem