Mulheres iniciam cursos profissionalizantes no Tatuquara – Campus Curitiba

Mulheres iniciam cursos profissionalizantes no Tatuquara

00150971Começaram nesta quarta-feira (06) as aulas do curso de massoterapia para duas turmas de mulheres do Residencial Santa Rita no Tatuquara, (Pinheirinho) e do Conjunto Moradias Vitória Régia (CIC).

O curso faz parte do programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação, desenvolvido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a capacitação de mulheres para o mercado formal e informal de trabalho. Ao todo, o programa abriu 90 vagas em Curitiba para os cursos de recepcionista de eventos, massagista e operador de computador.

Em Curitiba o programa é desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPRem parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Mulher e do Abastecimento e Fundação de Ação Social (FAS).

A secretária da Mulher, Roseli Isidoro, compareceu à aula inaugural, conversou com as alunas e explicou os objetivos do programa. A meta do programa é garantir o acesso à educação profissional e a elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais e a vocação econômica de cada comunidade. “O diferencial deste programa é que ele possibilita à mulher a escolha do curso que ela quer. Nele ela poderá sempre optar pelo curso com o qual mais se identifique e a partir de um aprendizado específico, buscar alternativas de renda, seja no mercado formal, seja no mercado informal de trabalho”, disse a secretária.

Aluna do curso de massagista, a dona de casa,Orlinda Marcolino, de 53 anos, sonha em trabalhar por conta própria, para ajudar o marido que sustenta a família com a comercialização dos produtos cultivados numa horta comunitária, no Tatuquara. “No começo, me interessei também no curso de computação, mas como só posso fazer um de cada vez, fiquei com o curso de massagista que era minha primeira opção e também porque acho que vou me sair melhor neste. Vou poder trabalham em casa e, quem sabe, em algum salão de beleza”, planeja ela.

As aulas no Tatuquara estão sendo ministradas no salão da Igreja Assembleia de Deus e as da CIC, na sede da Associação de Moradores do Vitória Régia. Na comunidade, serão ministradas somente as aulas teóricas. As aulas práticas serão no laboratório de massoterapia do IFPR. São 30 alunas em cada turma e o curso tem a duração de 240 horas.

Para o mês de outubro, outro projeto que vai atender cerca de 150 mulheres que trabalham nas hortas comunitárias na região, com a oferta de cursos de compostagem, processamento de frutos e hortaliças, doces e conservas e cultivo de plantas aromáticas e medicinais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Curitiba